Apresentação

Apresentação do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

O Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide é composto por cinco estabelecimentos de ensino pertencentes à união de freguesias de Moscavide Portela do concelho de Loures.

Estabelecimento de Ensino

Nível de Ensino

Escola E.B. 1/JI da Portela Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Escola E.B. 1/JI Quinta da Alegria Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Escola E.B. 1 Dr. Catela Gomes 1.º Ciclo
Escola E.B. 2,3 Gaspar Correia 2.º e 3.º Ciclos
Escola Secundária Arco-Íris (Portela) 3.º Ciclo e Secundário

O Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide iniciou a sua atividade no ano letivo 2003/2004. Era composto por 4 escolas: - a escola-sede, Escola EB 2,3 Gaspar Correia, a Escola Básica do 1.º Ciclo e J.I. da Portela, a Escola Básica do 1.º Ciclo de Moscavide e a Escola Básica EB 1 Dr. Catela Gomes.

A partir do ano letivo de 2010/2011 este Agrupamento passou a integrar a Escola Secundária da Portela, que passou a escola – sede, e continuou a designar-se por Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide.

Este agrupamento de escolas está inserido no concelho de Loures e tem como área de competência a união a partir de 2013 de duas freguesias de meios bastante diversos: a freguesia da Portela e a freguesia de Moscavide.

Na freguesia da Portela situa-se uma urbanização com cerca de 30000 habitantes pertencentes a um estrato sociocultural médio e médio-alto.

Fazem igualmente parte da freguesia da Portela alguns bairros periféricos, onde se entrecruzam populações de etnias e religiões diversas.

Na freguesia de Moscavide reside um estrato populacional sociocultural médio-baixo e é nesta parte da freguesia que residem o maior número de imigrantes dos países do leste da Europa e do Brasil.

Notando-se um certo rejuvenescimento nas duas freguesias, resultante do regresso de alguma descendência à Portela e da existência de um grande número de imigrantes dos países de leste da Europa em Moscavide, novas preocupações surgem para as escolas do Agrupamento.

A população das freguesias da Portela e de Moscavide é servida por três escolas do 1.º Ciclo – EB 1/JI da Portela, EB 1/JI Quinta da Alegria e EB 1 Dr. Catela Gomes.

Os alunos das três escolas do 1.º Ciclo pertencentes ao Agrupamento são, normalmente, encaminhados para a Escola EB 2,3 Gaspar Correia.

No final do 2.º ciclo os alunos permanecem na Escola EB 23 Gaspar Correia ou são encaminhados para a Escola Secundária da Portela, uma vez que não há capacidade para o 3.º ciclo estar todo na Escola Secundária da Portela.

Outros Serviços Web