Avisos Gerais

Reuniões com os Encarregados de Educação de início do Ano Letivo 2021/2022

 Informação sobre Reuniões com Titulares de Turma / Diretores de Turma e Encarregados de Educação no início do Ano Letivo 2021/2022

(Atualizado em 14-09-2021)

  • Escola EB1/JI Quinta da Alegria aqui.
  • Escola EB1/JI da Portela aqui.

  • Escola EB1 Dr. Catela Gomes aqui.

  • 5.º Ano da Escola EB2,3 Gaspar Correia aqui.

  • 7.º Ano da Escola EB2,3 Gaspar Correia aqui.

  • 7.º Ano da Escola Secundária Arco-Íris aqui.
  • 10.º Ano da Escola Secundária Arco-Íris aqui.

Informação aos Encarregados de Educação - Calendarização do início do Ano Letivo 2021/2022

 
Calendarização do início do Ano Letivo 2021/2022
 

  • 13 de setembro de 2021 – Afixação das turmas na escola sede

  • 14 de setembro de 2021 – Afixação dos horários e publicação na página do agrupamento

  • 14, 15 e 16 de setembro de 2021 – Entrega dos manuais reutilizáveis (mapa a disponibilizar brevemente)

  • 14, 15 e 16 de setembro de 2021 – Reuniões presenciais de Encarregados de Educação com Educadores/Professores titulares (mapa a disponibilizar brevemente)

  • 16 de setembro de 2021 - Reuniões presenciais de Encarregados de Educação com Diretores de Turma dos 5.º, 7.º e 10.º anos (mapa a disponibilizar brevemente)

  • 17 de setembro de 2021 – Receção aos alunos da Ed. Pré-escolar, 1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos, nas respetivas escolas (mapa a disponibilizar brevemente)

  • 20 de setembro de 2021 – Início das aulas cumprindo o respetivo horário

Informação nº31/11jul20/21 - Final do ano letivo / Devolução de manuais / Devolução do Kit Tecnológicos

Caros Pais e Encarregados de Educação, Alunos, Pessoal Docente e Não Docente,

Termina agora um ano letivo extremamente complicado para todos. Foi um ano penoso, em praticamente todos os aspetos, e tudo por conta do COVID-19. Foram os infetados, uns sem sintomas, outros com sintomas complicados, uns internados e outros fechados em casa. Foram os confinamentos e os isolamentos, os testes e as vacinas, as lojas fechadas, os restaurantes, os bares e as discotecas, os empregos, ou melhor, os desempregos... por tudo isto, este ano letivo não nos deixa saudades e ainda bem que chegou ao fim!

Fica, no entanto, a certeza da enormidade da nossa comunidade educativa. Quando foi preciso ajudar, arregaçar as mangas e avançar, todos o fizeram, alunos, professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação, a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal... todos estiveram lá! Disso é testemunho o enorme sucesso dos projetos de cidadania do nosso agrupamento, Escola + Humana, Gaspar Solidário, entre outros...

O nosso muito obrigado a todos os que nos ajudaram a tornar este ano um pouco mais fácil. Desejamos aos alunos e às suas famílias, um bom descanso e umas férias retemperadoras. Quanto ao próximo ano letivo, só desejamos, que seja... normal!!

 

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

1. Devolução dos Manuais - Decorreu nos passados dias 1, 2 e 5 de julho, a entrega de Manuais, para o 3.º Ciclo e 10.º ano. Inicialmente tivemos alguma dificuldade em dar resposta ao fluxo de entregas, pelo que, pedimos desculpa a todos os que tiveram de esperar demasiado tempo para fazer a entrega dos manuais. A situação foi corrigida e, na 2.ª feira, já foi possível entregarem os manuais em um tempo razoável;

1.1. A entrega de Manuais, para o 2.º Ciclo, decorrerá no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária do Arco Íris, nos dias 15 e 16 de julho;

1.2. A entrega de Manuais, para o 11.º e 12.º anos, decorrerá na secretaria, 3 dias após a publicação das classificações dos exames;

1.3. Na impossibilidade de fazer a entrega nesses dias, poderão sempre dirigir-se aos serviços administrativos do agrupamento no período de atendimento (Secretaria Escolar (agepm.pt)) e efetuar essa entrega, embora esta não seja a forma desejável, tendo em conta que, neste momento os serviços administrativos se encontram assoberbados de trabalho;

1.4. Lembramos que não é necessário ser o encarregado de educação a fazer a entrega. Esta poderá ser feita pelo aluno ou por alguém que identifique o aluno e a turma;

1.5. Os manuais deverão estar em bom estado (não estarem rasgados, rasurados ou escritos);

2. Devolução dos Kit's Tercnológicos (computador portátil, auscultadores com microfone, mochila, hotspot e cartão SIM) - Os Encarregados de Educação devem dirigir-se à Escola Secundária do Arco Íris, sala A11 do Pavilhão Administrativo e fazer-se acompanhar do auto de entrega;

2.1. A entrega dos kit's, dos alunos do 4.º ano termina amanhã, dia 12 de julho;

2.2. A entrega de kit's, dos alunos que transitaram do 9.º para o 10.º ano, decorre no dia 13, 3.ª feira, de acordo com a informação que será enviada pelos diretores de turma;

2.3. Na impossibilidade de fazer a entrega nos dias estabelecidos, deverá enviar um email para os serviços administrativos, afim de agendar uma data para essa entrega;

2.4. Lembramos que os PC's deverão estar "limpos" de documentos e SEM PALAVRAS PASSE.

3. Na sequência do pedido de reforço de verba feito à DGESTE, para a aquisição/formação e manutenção de cinco Desfibrilhadores (um para cada uma das nossas escolas), foi agora atribuída ao Agrupamento, o 1.º reforço da DGEstE, destinada à aquisição e formação de um destes equipamentos. Aguardamos que, muito em breve, nos sejam atribuídas verbas para os restantes quatro equipamentos;

4. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas, de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

4.1. Aumento do número de casos no nosso agrupamento. Neste momento são já mais de 230 confinados no agrupamento (204 alunos, 18 docentes, 4 assistentes operacionais e 11 monitores/professores dos ATL). Por turmas, temos: 1 turma na EB2/3 Gaspar Correia, 3 turmas na EB1/JI da Portela e 3 turmas na EB1 Dr. Catela Gomes;

4.2. Lembramos a todos, o dever de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Nesta época de férias, que agora se inicia, será determinante, para o decurso do próximo ano letivo, que consigamos isolar o mais possível as novas variantes de COVID. Só dessa forma poderemos ambicionar um reinício de ano letivo com a maior normalidade possível. Devemos, por isso, assumir um comportamento responsável, não participar ou promover situações que sejam potencializadoras de transmissão da pandemia.

TODOS dependemos de TODOS!
 

Nuno Filipe Santos Reis
Diretor

Antes de mais, a Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, deseja a todos as Boas Festas! Esperando que o ano de 2021 seja marcado pelo retorno à normalidade nas vidas de todos nós.

 

Quanto ao nosso agrupamento, deixamos aqui algumas informações:

1. Quanto à colocação de docentes, neste momento, apenas, continua por colocar um horário reduzido na disciplina de Francês (3.ºCEB - 2 turmas). A direção e o grupo disciplinar de Francês estão a tentar encontrar uma solução interna para este problema;

 

2. Quanto à situação dos nossos assistentes operacionais, constituída que está a bolsa de recrutamento, a partir de dia 28, estaremos em condições de suprimir, num curto espaço de tempo, qualquer falta de assistentes operacionais que venha a surgir;

 

3. O projeto "Escola+Humana" encontra-se já na fase final - entrega dos cabazesEste projeto solidário teve, no agrupamento, na nossa comunidade educativa e na União de Freguesias de Moscavide e Portela, um impacto muito significativo, a colaboração de toda a nossa comunidade superou largamente as nossas expectativas. O objetivo inicial de atribuir um cabaz de Natal aos 248 alunos, e respetivas famílias, mais carenciados do agrupamento, foi, por muito, superado. O excedente foi entregue (uma quantidade significativa de produtos alimentares) à Junta de Freguesia, que se comprometeu a fazê-los chegar à população mais idosa da nossa freguesia. Mais uma vez, agradecemos a todos os que contribuíram, e a todos os que tornaram possível a concretização deste projeto, em especial, aos alunos das turmas do ensino secundário e às professoras que coordenaram o projeto - Ana Paula Sousa e Isabel Martins!

 

4. As reuniões de avaliação decorrerão, para todo o agrupamento, nos dias 21 e 22 de dezembro por videoconferência;

 

5. Nas eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária, que decorreram no passado dia 9, nenhuma das listas concorrentes conseguiu obter os votos necessários à sua eleição direta (50% mais 1). Desta forma haverá uma segunda volta das eleições, no dia 6 de janeiro, com as duas listas mais votadas - Lista J e Lista V;

 

6. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

6.1. Continuamos com um número muito elevado de casos na nossa comunidade educativa. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 6 turmas no agrupamento (uma na EB1/JI da Portela e 5 na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 40 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente, devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 220 alunos em isolamento profilático, são valores ligeiramente inferiores aos das últimas semanas

6.2. Em relação ao pessoal docente, temos apenas um docente a terminar o período de confinamento. Em relação ao pessoal não docente, temos um caso na secundária da Portela e dois na EB1/JI da Portela;

6.3. Lembro a todos, o dever de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Acreditamos que, se todos tivermos uma atitude responsável neste período de interrupção letiva, o 2º período será certamente bem mais tranquilo do que tem sido até aqui este ano letivo.

BOAS FESTAS!!

TODOS dependemos de TODOS!!

Informação nº30/30jun20/21 - Devolução de manuais

Caros Pais e Encarregados de Educação, Alunos, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavideinforma que:
    

1.  Devolução dos Manuais - Em virtude das dúvidas levantadas à cerca da eventual devolução dos manuais do ano letivo de 19/20, se seriam entregues conjuntamente com os de 20/21, solicitamos esclarecimentos à DGEstE. Assim os manuais deverão ser entregues, quer os do ano letivo 19/20 quer os de 20/21, da seguinte forma:

1.1. Os alunos do 1.º Ciclo não terão de entregar os manuais;

1.2. Nas disciplinas com exame nacional no final do ciclo de estudos, os alunos deverão ficar com os manuais até ao final desse ciclo (ex: Geografia do 10.º ano, os alunos deverão ficar com os manuais até à realização do exame no final do 11.º ano); 

1.3. A entrega de Manuais, para o 3.º Ciclo e 10.º ano, decorrerá no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária do Arco-Íris, nos dias 1, 2 e 5 de julho (de acordo com o quadro em anexo);

1.4. Os alunos que não transitaram no 7.º e 10.º anos deverão entregar todos os manuais à exceção de Matemática, Matemática A, Matemática B e MACS;

1.5. A entrega de Manuais, para o 2.º Ciclo, decorrerá no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária do Arco Íris, nos dias 15 e 16 de julho (de acordo com o quadro em anexo);

1.6. A entrega de Manuais, para o 11.º e 12.º anos, decorrerá na secretaria, 3 dias após a publicação das classificações dos exames;

1.7. Para garantir que não haverá uma aglomeração excessiva de pessoas no Pavilhão, pedimos que cumpram rigorosamente o quadro em anexo que estipula um horário de entrega para cada turma;

1.8. A entrada será feita pelo Portão de cima, junto ao Pavilhão Desportivo;

1.9. Os manuais deverão estar em bom estado (não estarem rasgados, rasurados ou escritos);

 

Calendário de devolução de manuais escolares para o 2.º ciclo aqui.

Calendário de devolução de manuais escolares para o 3.º ciclo e 10.º Ano aqui.

 

Solicitamos a todos, mesmo os que se encontram já vacinados, que se mantenham seguros. TODOS dependemos de TODOS!

 

Nuno Filipe Santos Reis
Diretor

Antes de mais, a Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, deseja a todos as Boas Festas! Esperando que o ano de 2021 seja marcado pelo retorno à normalidade nas vidas de todos nós.

 

Quanto ao nosso agrupamento, deixamos aqui algumas informações:

1. Quanto à colocação de docentes, neste momento, apenas, continua por colocar um horário reduzido na disciplina de Francês (3.ºCEB - 2 turmas). A direção e o grupo disciplinar de Francês estão a tentar encontrar uma solução interna para este problema;

 

2. Quanto à situação dos nossos assistentes operacionais, constituída que está a bolsa de recrutamento, a partir de dia 28, estaremos em condições de suprimir, num curto espaço de tempo, qualquer falta de assistentes operacionais que venha a surgir;

 

3. O projeto "Escola+Humana" encontra-se já na fase final - entrega dos cabazesEste projeto solidário teve, no agrupamento, na nossa comunidade educativa e na União de Freguesias de Moscavide e Portela, um impacto muito significativo, a colaboração de toda a nossa comunidade superou largamente as nossas expectativas. O objetivo inicial de atribuir um cabaz de Natal aos 248 alunos, e respetivas famílias, mais carenciados do agrupamento, foi, por muito, superado. O excedente foi entregue (uma quantidade significativa de produtos alimentares) à Junta de Freguesia, que se comprometeu a fazê-los chegar à população mais idosa da nossa freguesia. Mais uma vez, agradecemos a todos os que contribuíram, e a todos os que tornaram possível a concretização deste projeto, em especial, aos alunos das turmas do ensino secundário e às professoras que coordenaram o projeto - Ana Paula Sousa e Isabel Martins!

 

4. As reuniões de avaliação decorrerão, para todo o agrupamento, nos dias 21 e 22 de dezembro por videoconferência;

 

5. Nas eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária, que decorreram no passado dia 9, nenhuma das listas concorrentes conseguiu obter os votos necessários à sua eleição direta (50% mais 1). Desta forma haverá uma segunda volta das eleições, no dia 6 de janeiro, com as duas listas mais votadas - Lista J e Lista V;

 

6. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

6.1. Continuamos com um número muito elevado de casos na nossa comunidade educativa. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 6 turmas no agrupamento (uma na EB1/JI da Portela e 5 na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 40 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente, devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 220 alunos em isolamento profilático, são valores ligeiramente inferiores aos das últimas semanas

6.2. Em relação ao pessoal docente, temos apenas um docente a terminar o período de confinamento. Em relação ao pessoal não docente, temos um caso na secundária da Portela e dois na EB1/JI da Portela;

6.3. Lembro a todos, o dever de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Acreditamos que, se todos tivermos uma atitude responsável neste período de interrupção letiva, o 2º período será certamente bem mais tranquilo do que tem sido até aqui este ano letivo.

BOAS FESTAS!!

TODOS dependemos de TODOS!!

Outros Serviços Web

Plataforma de Gestão Documental do Agrupamento Plataforma e-learning da Escola Secundária Arco-Íris (Portela)  2015 07 13 a ler com 200x170 cores 2015 07 13 a ler com 200x170 cores

 GIAE online do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide