Outros Serviços Web

   Ja_soubeste3.png

Logo_GIAE_Online2.png

Avisos Gerais

Informação nº27/9maio21/22 - Comemoração do Dia do Agrupamento / 36.º Acampamento do AEPM / Corrida Colorida / Espaço Ágora / Orçamento Participativo

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

  1. Comemoração do Dia do Agrupamento - O dia 7 de junho foi o escolhido para a comemoração do Dia do Agrupamento. Durante o período da manhã cada escola do 1.º Ciclo e Educação Pré-escolar realizarão atividades, da sua iniciativa, alusivas ao Dia do Agrupamento. As escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco-Íris realizarão, a partir das 11h00, uma Caminhada pela Paz. Desafiamos todos, alunos, docentes e não docentes e a quem se quiser juntar à caminhada, que tragam uma peça de roupa branca. Da parte da tarde, a seu tempo, comunicaremos o programa completo. Podemos adiantar que iremos ter, à semelhança dos últimos dois anos em que se comemorou esta data, um Arraial na escola EB2/3 Gaspar Correia. Para o Arraial convidamos todos os pais, encarregados de educação, familiares, alunos, docentes e não docentes e todos os demais membros da nossa comunidade educativa. Esta mega organização conta com a participação direta das Associações de Estudantes, das Associações de Pais e Encarregados de Educação, de todos os Departamentos do Agrupamento, da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela e da Câmara Municipal de Loures;
  1. Corrida Colorida - No próximo dia 20 de maio, comemorando o Dia da Família, a Escola EB1/JI da Portela e a respetiva APEE, convidam os pais e familiares dos alunos da Escola a participarem numa "Corrida Colorida" no Jardim Almeida Garrett. As inscrições serão realizadas online e os pais e encarregados de educação receberão o link através das Educadoras/Professoras Titulares. Este evento contará com a colaboração da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela;
  1. "36.º Acampamento AEPM" - Após preenchidas as 40 vagas suplementares, neste momento, encontram-se definitivamente fechadas as inscrições para o Acampamento. O Grupo Coordenador do Acampamento continua a analisar as possíveis soluções para os alunos, atualmente no 6.º ano, que se viram privados nos últimos dois anos de participar no acampamento devido à pandemia. Brevemente comunicaremos a solução encontrada;
  1. Inauguração do Espaço Àgora - Decorre, nesta 2.ª feira, dia 9, na Escola Secundária do Arco-Íris, a inauguração do Espaço Àgora. Este espaço, um anfiteatro ao ar livre, é o resultado do projeto vencedor do Orçamento Participativo de 2020/2021 e do inestimável apoio da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela.
  1. Votação do Orçamento Participativo Escolar - Neste dia 9 de maio, os alunos do 3.º Ciclo e Secundário, vão a votos para a eleição da proposta vencedora do Orçamento Participativo. Assim, os alunos da Gaspar Correia terão de escolher uma das quatro propostas a concurso. No caso da Arco-Íris há apenas uma proposta a concurso. Lembramos que é importante que todos votem, a proposta vencedora só será validada caso votem, no mínimo, 50% mais 1 dos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário.
  1. Saída de Campo para a Lagoa de Albufeira - O Núcleo de Estágio de Educação Física da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em colaboração com a Direção do Agrupamento, Departamento de Educação Física, Curso Profissional de Desporto e do Programa de Educação para a Saúde, organizou no passado dia 29 de abril uma saída de campo para a Lagoa de Albufeira. Esta atividade teve o intuito de implementar em contexto real a área programática (Ed. Física) das Atividades Físicas de Exploração da Natureza, de consciencializar para a preservação do ambiente, entre outras atividades interdisciplinares. Estiveram presentes 54 alunos, dos quais 46 do 11.º ano e 8 da turma do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Desporto, que colaboraram na dinamização das atividades (Escalada, Rapel, Slide, Canoagem, Stand Up Paddle, Orientação e Plogging), juntamente com 5 professores de diversas disciplinas. Esta atividade contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, com a Câmara Municipal de Sesimbra e com o patrocínio do Hotel Ramada by Windam Lisboa, da Agência Funerária São João da Talha, da empresa A Super 2000 e da escola Stand Up Friend Paddle.
  1. "Todos juntos conseguimos Ajudar a Ucrânia!" - Informamos, com grande orgulho, que são já sete os docentes do agrupamento que se disponibilizaram para ajudar a Associação "Êxito das Tendências" no ensino do português aos refugiados ucranianos.

Continuamos a receber produtos e bens que fazemos, em conjunto com as APEE, chegar à Associação Cultural Ucraniana "Êxito das Tendências". Hoje queremos agradecer à Fundação D. Pedro IV pelas inúmeros produtos recolhidos que nos fizeram chegar. Assim, continuamos disponíveis para receber os seguinte produtos:

  • Produtos para Bebés e Crianças (fraldas, papas, leite, toalhitas,...)
  • Produtos de higiene pessoal (shampoo, gel de banho, pasta de dentes, sabonete, absorventes, papel higiénico, cotonetes,...)
  • Mantas, cobertores e sacos-cama (todas as idades)
  • Lençóis de cama, almofadas, toalhas e lençóis de banho
  • Enlatados (pedimos que não sejam entregues em recipientes de vidro)
  • Material médico/medicação.

A entrega dos produtos e bens podem ser feitos em qualquer das nossas escolas.

  1. Situação COVID-19 - Neste momento o número de casos no agrupamento está de novo a aumentar, pedimos a todos, que informem a respetiva Educadora/Professora Titular/ Diretor de Turma caso os vossos educandos testem positivo, para que possamos monitorizar os casos junto do Delegado de Saúde. 

 

TODOS juntos CONSEGUIMOS!!
  

Nuno Filipe Santos Reis 

Encerramento da secretaria - 9 de maio de 2022

No dia 9 de maio de 2022, os serviços administrativos do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide estarão encerrados ao público por motivo de formação dos assistentes técnicos

Agradecemos a vossa compreensão.

A Direção

Informação nº26/11abr21/22 - 36.º Acampamento do AEPM / Encerramento EB1/JI Qta Alegria / Parlamento Jovem / Orçamento Participativo

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

  1. "36.º Acampamento AEPM" - O grande interesse demonstrado pelos pais e alunos do 4.º e 5.º anos, fez com que, em menos de 3 dias, o número de inscrições esgotasse as 110 vagas do Acampamento. Desta forma decidimos alargar o acampamento, abrindo mais 40 vagas. Assim, pedimos a todos os interessados, que ainda não o fizeram, que efetuem a sua inscrição no PBX da Escola EB2/3 Gaspar Correia.

Relembramos que o Acampamento é destinado aos alunos do 4.º e 5.º anos, 8 dias (de 11 a 18 de julho), no Parque de Campismo do Merujal (Serra da Freita).

Da mesma forma estamos atentos à situação dos alunos do 6.º ano que, devido à pandemia, encontraram-se privados de participar no acampamento, nos dois últimos anos. Logo que tenhamos uma decisão comunicaremos.

  1. Encerramento da EB1/JI da Quinta da Alegria - No próximo dia 14 de abril, e aproveitando este pequeno período de interrupção letiva, os serviços da Câmara Municipal de Loures irão realizar uma intervenção na escola de modo a terminar definitivamente com as baratas que persistem em aparecer (agora em muito menor número). Esta intervenção estender-se-á a todas as escolas, razão pela qual na 2.ª feira, dia 18, a escola permanecerá encerrada para a limpeza final. Deste modo, no dia 18 de abril, com a escola encerrada, não haverá os serviços de AAAF nem de CAF. Pelo transtorno causado pedimos as nossas desculpas, na certeza de que será em benefício da saúde dos nossos alunos e respetivas famílias.
  1. Avaliação de final do 2.º período - decorrem, nestas 2.ª e 3.ª feiras as reuniões de avaliação. Os Professores titulares/Diretores de turma irão enviar os registos de avaliação aos Encarregados de Educação (via email), no caso do 1.º Ciclo a partir do dia 12 de abril, no caso do 2.º e 3.º Ciclos e Secundário a partir de dia 13 de abril.
  1. Orçamento Participativo Escolar - Está a decorrer o prazo de receção das propostas dos alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário para a melhoria das escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco-Íris. Para conhecimento e mais informações pedimos que consultem a página do agrupamento.
  1. Parlamento Jovem - Decorreu a sessão distrital do Parlamento Jovem nos passados dias 28 e 29 de março. Num conjunto de 45 escolas o nosso agrupamento, representado pelos alunos Mariana D’Almeida (11.ºD), Vasco Ruela (11.ºA) e André Brás (11.ºG), obteve o 2.º lugar ficando apurado para a sessão nacional (a 30 e 31 maio). Para eles vão os nossos parabéns e um "muito obrigado" por representarem desta forma o nosso Agrupamento!
  1. "Todos juntos conseguimos Ajudar a Ucrânia!" - Começo por agradecer aos três docentes do agrupamento que se disponibilizaram para ajudar a Associação "Êxito das Tendências" no ensino do português aos refugiados ucranianos. Relembro que aqueles que se queiram voluntariar podem entrar em contacto com a direção do agrupamento.

Neste momento, são 9 os alunos ucranianos que se encontram integrados no nosso agrupamento.

Continuamos a receber produtos e bens que fazemos, em conjunto com as APEE, chegar à Associação Cultural Ucraniana "Êxito das Tendências". Por este motivo agradecemos a todos o magnífico apoio que nos têm dado. Hoje quero realçar a Carclass, empresa que nos fez uma entrega bastante significativa de bens e produtos, que já foi encaminhada para a Associação Êxito das Tendências. Assim, continuamos disponíveis para receber os seguinte produtos:

  • Produtos para Bebés e Crianças (fraldas, papas, leite, toalhitas, ...)
  • Produtos de higiene pessoal (shampoo, gel de banho, pasta de dentes, sabonete, absorventes, papel higiénico, cotonetes, ...)
  • Mantas, cobertores e sacos-cama (todas as idades)
  • Lençóis de cama, almofadas, toalhas e lençóis de banho
  • Enlatados (pedimos que não sejam entregues em recipientes de vidro)
  • Material médico/medicação.

A entrega dos produtos e bens podem ser feitos em qualquer das nossas escolas.

  1. Padlet - Conceito de Paz em tempo de Guerra - Nas aulas de inglês de várias turmas e vários anos, os alunos foram desafiados a refletir sobre o conceito da Paz, tendo em conta a guerra na Europa. A ideia partiu da professora Shabnam que convidou outros colegas do seu grupo a envolverem também os seus alunos. Agora deixam-nos o desafio de vermos o resultado:

https://padlet.com/stepshabnam/2lw7y67n1zlbrspl

  1. Comemoração do Dia Mundial da Atividade Física - O Agrupamento associou-se às comemorações do Dia Mundial da Atividade Física através da realização de um passeio de bicicleta e uma sessão de vela e canoagem no Centro Náutico, envolvendo os alunos do 3.º ao12.º anos. O passeio contou com a participação de mais de 500 alunos e a sessão náutica com mais 100 alunos. Agradecemos todo o apoio dado pela Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, pela Escola Segura e pelos Bombeiros de Moscavide e Portela.
  1. Transferência de Competências para a Câmara Municipal - No passado dia 1 de abril consumou-se a transferência de competências do Ministério da Educação para a Autarquia de Loures, referente às escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco-Íris.
  1. Situação COVID-19 - Neste momento o número de casos existentes no agrupamento é residual, razão pela qual deixaremos de fazer referência à situação. Esperemos que não, mas caso se justifique voltaremos a fazer referência ao número de casos.

TODOS juntos CONSEGUIMOS!!

 

Nuno Filipe Santos Reis 

Orçamento Participativo das Escolas 2021-2022

 

  • Apresentação do Orçamento Participativo das Escolas aqui.
  • Formulário de candidatura para o Orçamento Particiativo das Escolas para a E.S. Arco-Íris aqui.
  • Formulário de candidatura para o Orçamento Particiativo das Escolas para a EB2,3 Gaspar Correia aqui.

Informação nº25/28mar21/22 - Apoio ao Povo Ucraniano / 36.º Acampamento do AEPM / Ginja, o "Guru das Emoções"

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas  do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

1. "Todos juntos conseguimos Ajudar a Ucrânia!" - Continuamos a receber diariamente muitos produtos e bens que fazemos, em conjunto com as APEE, chegar à Associação Cultural Ucraniana "Êxito das Tendências". Por este motivo agradecemos a todos o magnífico apoio que nos têm dado. Hoje quero realçar as Farmácias Paula Campos, que nos fizeram uma entrega bastante significativa de medicamentos e material médico, que já foi encaminhada para a Associação Êxito das Tendências. Assim, continuamos disponíveis para receber os seguintes produtos:

  • Produtos para Bebés e Crianças (fraldas, papas, leite, toalhitas...)
  • Produtos de higiene pessoal (shampoo, gel de banho, pasta de dentes, sabonete, absorventes, papel higiénico, cotonetes...)
  • Mantas, cobertores e sacos-camas (todas as idades)
  • Lençóis de cama, almofadas, toalhas e lençóis de banho
  • Enlatados (pedimos que não sejam entregues em recipientes de vidro)
  • Material médico/medicação.

A entrega dos produtos e bens podem ser feitos em qualquer das nossas escolas.
 

2. "36.º Acampamento AEPM" - Após dois anos de interregno iremos retomar o Acampamento do AEPM. Como é do conhecimento de toda a comunidade, este projeto é um dos mais relevantes do agrupamento, trata-se de um acampamento destinado aos alunos do 4.º e 5.º anos, 8 dias (de 11 a 18 de julho), no Parque de Campismo do Merujal (Serra da Freita). Esta será a 36.ª edição, a primeira foi há precisamente 40 anos. O acampamento conta com a participação de quase 200 pessoas, 110 alunos do 4.º e 5.º anos e de um grupo de, cerca de 80, pessoas (monitores, assistentes operacionais e professores) responsáveis pelo enquadramento e acompanhamento destes alunos. Está a decorrer a divulgação aos alunos nas turmas do 4.º e 5.º anos. Na próxima 3.ª feira, dia 29, às 18h30, haverá na Escola Secundária do Arco-Íris, uma reunião para o esclarecimento de pais e encarregados de educação. Convidamos os pais e encarregados de educação dos alunos do 4.º e 5.º anos a comparecerem a esta reunião. 

3. Ginja, "o Guru das Emoções" - A APEE da EB1/JI da Portela tem uma parceria que dá acesso a todos os conteúdos digitais por 12 meses por 4€ (em vez de 149.90€).
O "Guru das Emoções" é o único programa de aprendizagem socio-emocional com vídeos. Explica emoções de forma lúdica e melhora a saúde mental nas crianças no pré-escolar e 1.º ciclo. Tem 18 sessões com vídeos educativos de 5 a 10 minutos baseados na ciência das emoções. Tem a confiança do Instituto de Apoio à Criança. Os resultados são consideráveis e imediatos, mais de 80% das crianças mudam de comportamento e ficam mais felizes, calmas e corajosas. Uma avaliação universitária mostra que o programa é compreensível e eficaz para desenvolver a inteligência emocional e estratégias de regulação (ler mais em https://emocoes.org/impacto ).
A APEE da EB1/JI da Portela disponibiliza este acesso (pelo valor de 4€) a todos os alunos das três escolas do 1.º Ciclo e Jardim de Infância. Aproveitem através do acesso: https://emocoes.org/portela .

 

4. Material Cedido para os Laboratórios de FQ e CN - O Agrupamento e o Departamento de Ciências Experimentais expressa o seu agradecimento à Central de Cervejas e ao Presidente do Conselho de Administração, Dr. Nuno Pinto Magalhães, pela oferta de material laboratorial de extrema utilidade para o grupo de Físico-Química. Queremos destacar a excelente interação com a Drª Paula Florentino e a Equipa da Qualidade, Engenheiras Dulce Silva e Sílvia Antunes, que se mobilizaram para esta contribuição que em muito irá favorecer os nossos alunos e a qualidade do ensino.

 

5. Projeto PISA - Agradecemos a todos, alunos, professores, pais e encarregados de educação, a participação no Projeto Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA). As provas dos alunos decorreram nos passados dias 9 e 11 de março, de um modo muito tranquilo, tendo os alunos revelado um excelente sentido de responsabilidade. O tratamento dos resultados será feito por país, não havendo qualquer referência aos resultados individualmente, nem por escolas ou agrupamentos. 

 

6. Situação COVID-19 - De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos que:

6.1. Os números de alunos, docentes e não docentes do agrupamento confinados (teste positivo ou por coabitarem com caso positivo) da passada 6.ª feira, foram os seguintes:

EB1 Dr. Catela Gomes (9 turmas) - 2 alunos;
EB1/JI Quinta da Alegria (9 turmas) - 2 alunos;
EB1/JI Portela (20 turmas) - 6 alunos;
EB2/3 Gaspar Correia (26 turmas) - 8 alunos;
Esc. Secundária do Arco-Íris (43 turmas) - 22 alunos;

TOTAIS: 40 alunos, 14 docentes, 2 não docentes.

6.2. Voltámos a ter mais alunos, professores e pessoal não docente em confinamento, neste momento, é já claro que estamos de novo com um aumento de casos positivos na nossa comunidade educativa. Pedimos a todos que continuem a manter as medidas de proteção, estejam atentos aos sintomas e, na dúvida, permaneçam em casa e informem de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

   

TODOS juntos CONSEGUIMOS!! 

Nuno Filipe Santos Reis 

Informação nº24/13mar21/22 - Apoio ao Povo Ucraniano / "Monstrinha vai à Escola!" / Projeto PISA

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas  do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

1. "Todos juntos conseguimos ajudar a Ucrânia!" - Iremos prolongar por mais alguns dias  este projeto desenvolvido em parceria com as APEE e a Associação Cultural Ucraniana "Êxito das Tendências". Este prolongamento deve-se a um pedido do Centro de Refugiados da Azambuja, que está a receber os primeiros refugiados e necessitam especificamente de alguns produtos. Assim, solicitamos o seguinte:

  • Produtos para Bebés e Crianças (fraldas, papas, leite, toalhitas...)
  • Produtos de higiene pessoal (shampoo, gel de banho, pasta de dentes, sabonete, absorventes, papel higiénico, cotonetes...)
  • Mantas, cobertores e sacos-camas (todas as idades)
  • Lençóis de cama, almofadas, toalhas e lençóis de banho
  • Enlatados (pedimos que não sejam entregues em recipientes de vidro)
  • Material médico/medicação.

A entrega dos produtos e bens podem ser feitos em qualquer das nossas escolas.
Agradecemos a todos, os muitos produtos que têm vindo a ser entregues. As nossas melhores expectativas estão a ser largamente ultrapassadas!
A Farmácia Paula Campos está também a colaborar connosco e está a reunir um elevado número de medicamentos e material médico que nos próximos dias a Associação "Êxito das Tendências" fará chegar à Ucrânia.

 

2. "Monstrinha vai às escolas" - Chamamos a atenção para a alteração da data das sessões no Auditório da Igreja do Cristo Rei, assim em vez do dia 23 de março, como referimos na última informação, as sessões realizam-se no dia 22 de março, (estas sessões são destinadas aos alunos das escolas da EB1/JI da Portela e EB1/JI da Quinta da Alegria). As sessões no Auditório do Centro Cultural de Moscavide (sessões destinadas aos alunos da EB1 Dr.Catela Gomes), mantêm-se no dia 25 de março. Mais uma vez agradecemos o apoio da Paróquia do Cristo Rei e da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela.
 

3. Projeto PISA - Agradecemos a todos, alunos, professores, pais e encarregados de educação, a participação no Projeto Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA). As provas dos alunos decorreram nos passados dias 9 e 11 de março, de um modo, muito tranquilo, tendo os alunos revelando um excelente sentido de responsabilidade. O tratamento dos resultados será feito por pais, não havendo quaisquer referências aos resultados individualmente, nem por escolas ou agrupamentos.


4. Situação COVID-19 - De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos que:

4.1. Os números de alunos, docentes e não docentes do agrupamento confinados (teste positivo ou por coabitarem com caso positivo) da passada 6.ª feira, dia 11 de março, foram os seguintes:

EB1 Dr. Catela Gomes (9 turmas) - 0 alunos;
EB1/JI Quinta da Alegria (9 turmas) - 2 alunos;
EB1/JI Portela (20 turmas) - 5 alunos;
EB2/3 Gaspar Correia (26 turmas) - 1 aluno;
Esc. Secundária do Arco-Íris (43 turmas) - 12 alunos;

TOTAIS: 20 alunos, 6 docentes, 2 não docentes.

4.2. Embora a meio da passada semana os casos tenham descido para quase zero casos, no final da semana voltaram a ser-nos relatados alguns casos, nomeadamente entre os docentes e não docentes. Pedimos a todos que continuem a manter as medidas de proteção, estejam atentos aos sintomas e, na dúvida, permaneçam em casa e informem de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

  

TODOS juntos CONSEGUIMOS!! 

Nuno Filipe Santos Reis