Informação nº21/15mai20 - Regresso às aulas presenciais

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento espera que que se encontrem todos bem!

Antes de mais, e mais uma vez, agradecemos às  5 Associações de Pais e Encarregados de Educação, pela Campanha de crowdfunding que permitiu a aquisição de 94 tablet's e 10 portáteis, que se juntam aos 28 PC e 101 hotspot's cedidos pela CMLoures, aos 18 PC pelo Ministério da Educação e os 10 tablet's pela Junta de Freguesia  de Moscavide e Portela. Este material tem vindo a ser emprestado aos alunos e professores do agrupamento. Neste momento, a maior parte já está atribuída mas ainda temos algumas unidades, pelo que solicitamos a todos que ainda necessitem, que contactem o respetivo Educador/Professor Titular/ Diretor de Turma, para que os solicitem à Direção do Agrupamento.

 Deixamos aqui algumas informações referentes ao Regresso às aulas presenciais do 11.º e 12.º anos do Ensino Regular e 2.º e 3.º anos do Curso Profissional de Técnico de Desporto (CPTD):

I - ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

  1. Horários do AEPM para as turmas do 11.º e 12.º anos e 2.º e 3.º anos do CPTD:

         1.1 Dois turnos – Manhã e Tarde;

         1.2 Blocos de aulas de 90 minutos;

         1.3 Dois blocos de aulas por turno;
             - Manhã – 10h00 às 11h30 e 11h40 às 13h10
             - Tarde – 13h50 às 15h20 e 15h30 às 17h00

  2. As turmas do 11.º ano e 2.º ano do CPTD terão aulas no turno da manhã e as turmas do 12.º ano e 3.º ano do CPTD no turno da tarde;

  3. A distribuição letiva será feita da seguinte forma:

         3.1 As turmas do 11.º ano do ensino regular terão semanalmente, no máximo, 3 dias de aulas presenciais - 2 blocos a cada uma das duas disciplinas específicas, um bloco de Inglês e um bloco de Filosofia;

         3.2 A turma do 2.º ano do CPTD terá semanalmente 2 dias de aulas presenciais - 2 blocos de Estudo do Movimento, um bloco de Psicologia e um bloco de Inglês;

         3.3 As turmas do 12.º ano do ensino regular terão semanalmente, no máximo, 2 dias de aulas presenciais - 2 blocos da disciplina específica e 2 blocos de Português;

         3.4 A turma do 3.º ano do CPTD terá semanalmente um dia de aulas presenciais - um bloco de Área de Integração.

  4. Cada turma terá uma sala exclusiva destinada à realização das suas aulas;

  5. Teve-se em conta na escolha das salas, a sua dimensão e o número de alunos por turma;

  6. Cada sala terá uma “Zona do professor”, delimitada com fita autocolante no chão, a 2,0/2,5 m da parede do quadro;

  7. Será privilegiada a utilização de salas amplas e arejadas, sentando um aluno por secretária. As mesas estarão todas dispostas com a mesma orientação, não havendo alunos de frente uns para os outros;

  8. Para salvaguardar o distanciamento social haverá a necessidade de fazer o desdobramento em algumas turmas. Para já as turmas: 11.ºC a inglês e filosofia, 11.ºE, 11.ºJ, 12.ºA, 12.ºB, 12.ºC, 12.ºE e 12.ºF serão desdobradas;

  9. As turmas serão distribuídas pelos vários pavilhões, no máximo de duas turmas por pavilhão/turno;

  10. Os intervalos entre as aulas, um por turno, têm a duração de 10 minutos;

  11. Estão definidos os circuitos e procedimentos no interior da escola que garantam o distanciamento físico entre os alunos. A entrada na Escola será realizada pelos dois portões do parque de estacionamento, de acordo com o pavilhão para onde os alunos se dirigem. O percurso desde a entrada da escola até às entradas dos pavilhões, está indicado e cada aluno, deverá seguir obrigatoriamente estas indicações;

  12. Estão identificados os percursos de cada pavilhão para a sala de isolamento, situada no Pavilhão A, de acordo com o Plano de Contingência implementado;

  13. refeitório estará encerrado, tendo em conta que cada turma só permanece na escola no período da manhã ou da tarde. De qualquer modo, os alunos que o pretendam deverão inscrever-se para ter acesso ao almoço “take away” que diariamente é servido na nossa escola;

  14. Deverão ser respeitadas as regras de distanciamento social nas salas do pessoal docente e não docente;

  15. Estarão encerrados todos os serviços considerados dispensáveis: o refeitório, o bufete/bar, a sala de convívio de alunos, entre outros;

  16. A biblioteca permanecerá encerrada, abrindo apenas em situações excepcionais e após consentimento e pedido prévia dos professores à direção;

  17. atendimento por parte dos serviços administrativos será realizado preferencialmente por telefone e mail. O atendimento presencial requer marcação prévia.


II - CÓDIGOS DE CONDUTA DENTRO DA ESCOLA

Devem ser salvaguardadas as boas práticas de higienização das mãos, etiqueta respiratória e promovido o distanciamento físico. Serão colocadas à entrada da escola e de cada pavilhão um conjunto de indicações relativas ao tipo de conduta que cada um deverá ter. Neste sentido, reforçam-se as medidas de prevenção diária que deverão ser implementadas por toda a comunidade educativa, dentro e fora do recinto escolar:

  1. É obrigatória a utilização de máscaras no interior da escola (dentro e fora da sala de aula, exceto nas situações em que a especificidade da função não o permita). É recomendada no percurso casa-escola-casa (especialmente quando utilizados transportes públicos);

  2. Em todo o recinto escolar, sempre que possível, deverá ser mantida uma distância superior a dois metros entre as pessoas;

  3. À entrada da escola e de cada pavilhão, haverá uma solução antisséptica de base alcoólica (SABA) para desinfeção das mãos;

  4. Recomenda-se a lavagem frequente das mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante, pelo menos, 20 segundos;

  5. A lavagem das mãos deverá ocorrer antes e após as aulas, antes e após o uso da casa de banho e sempre que estejam sujas;

  6. Deverão ser usados lenços de papel (de utilização única) para assoar, deitá-los num caixote do lixo depois de utilizados e, de seguida, lavar as mãos com água;

  7. Deve-se tossir ou espirrar para a zona interior do braço, com o cotovelo fletido, e nunca para as mãos;

  8. Deve-se evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca;

  9. Deve-se manter o distanciamento físico, dentro e fora do espaço escolar;

  10. É recomendado evitar tocar em bens comuns e em superfícies como corrimãos, maçanetas, interruptores, etc;

  11. A Escola será um espaço de divulgação/promoção de campanhas de sensibilização para as boas práticas de higiene, uso, colocação e remoção de máscara, bem como de distanciamento físico e etiqueta respiratória;

  12. Qualquer aluno que repetidamente e após avisado, continue a incorrer em comportamentos e atitudes que ponham em risco a sua saúde e a saúde dos restantes colegas e pessoal docente e não docente, deverá ser alvo de procedimento disciplinar por parte do diretor do agrupamento.


Protejam-se, a vós e aos outros! 

O Diretor,

Nuno Filipe Santos Reis 

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