Informação nº13/17jan20/21 - Informações Gerais

Caros Pais e Encarregados de Educação, Alunos, Pessoal Docente e Não Docente,

Antes de mais (porque esta é a primeira informação do ano), a Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, deseja a todos um ótimo ano de 2021! Apesar de tudo o que temos vivido neste início de ano, acreditamos que vamos todos ficar bem!

Deixamos aqui as informações atuais de maior relevância para a nossa comunidade:

1. Quanto à colocação de docentes, finalmente neste início do 2.º período, conseguimos ter todos os professores colocados. No caso do horário reduzido de Francês (duas turmas), a solução encontrada foi a atribuição de uma turma extraordinária a dois professores do agrupamento. A autorização do Ministério da Educação para a atribuição destas horas extraordinárias chegou esta semana. Agradecemos aos professores que se disponibilizaram para receber estas duas turmas;

2. Quanto à situação dos nossos assistentes operacionais da Escola Secundária, constituída que está a bolsa de recrutamento, torna-se mais fácil, a partir de agora, suprimir mais rapidamente qualquer falta de assistentes operacionais que venha a ocorrer;

3. Nestes tempos de temperaturas anormalmente baixas, agradecemos à Câmara Municipal de Loures pela entrega de 20 aquecedores à EB1/JI da Portela e à Junta de Freguesia de Moscavide e Portela que emprestou 20 aquecedores à EB2/3 Gaspar Correia e outros 6 na EB1 Dr. Catela Gomes. A Câmara ofereceu também 300 rolos de papel higiénico, material que é sempre muito necessário nas escolas e que este ano temos tido alguma dificuldade em manter o stock. No que se refere aos aquecedores é importante esclarecer o seguinte: temos recebido alguns pedidos feitos por alguns encarregados de educação (nomeadamente da escola secundária) para que possam emprestar aquecedores para as salas dos seus filhos. Esta situação acarreta dois problemas: por um lado os quadros elétricos, quer da Gaspar Correia, quer da Arco Íris, não aguentam se houver um aquecedor por sala; por outro lado, os custos acrescidos de eletricidade seriam incomportáveis para o Agrupamento. Assim teremos de ser criteriosos, privilegiar as salas viradas a norte e restringir o uso apenas a situações de muito frio;

4. A segunda volta das eleições para a Associação de Estudantes da Esc. Secundária, realizada no passado dia 6, foi muito participada (cerca de 500 votantes) e decorreu sem incidentes. Saiu vencedora a Lista V (com 56,6% dos votos), liderada pela aluna Matilde Peralta Gonçalves do 12º C, que assim, será a próxima presidente da Associação de Estudantes. Desejamos-lhe, e à sua equipa, um bom mandato;

5. Os diretores de turma e os professores titulares têm vindo a solicitar autorização aos encarregados de educação para a criação de email institucional para os alunos menores de 13 anos. Este email vai melhorar, significativamente, a articulação do trabalho de turma, entre os professores e os alunos. Será um email de trabalho que acompanhará o aluno durante o seu percurso escolar no nosso agrupamento. Pedimos a todos os encarregados de educação que colaborem, autorizando e acompanhando, os mais novos, na utilização correta do email; 

6. O projeto Escola Digital do Ministério da Educação, que se carateriza pelo empréstimo de PC e net aos alunos mais carenciados (escalão A do ASE), entrou na fase de entrega (a título de empréstimo) dos equipamentos. Caso ainda tenha em seu poder equipamentos (Tablet ou PC) emprestados pelo agrupamento na 1.ª vaga de COVID, agradecemos que os devolva o mais brevemente possível, estão a fazer falta para que os professores possam transmitir as aulas para os alunos que estão confinados; 

7. No próximo domingo, dia 24 de janeiro, realizar-se-ão as Eleições Presidenciais. As escolas EB1/JI da Portela e a EB1 Dr. Catela Gomes, como é costume, funcionarão como assembleias de voto. Por este motivo, na 2.ª feira, dia 25 a EB1/JI da Portela estará fechada para limpeza e higienização, embora não seja ainda oficial é provável que o mesmo suceda (pelo menos no período da manhã) na EB1 Dr. Catela Gomes. Logo que tenhamos a confirmação informaremos através dos professores titulares e pela Coordenação da EB1 Dr. Catela Gomes;

8. Temos recebido relatos de que alguns alunos da Secundária têm usado a "zona do poço" para fumarem. Lembramos que, de acordo com a Lei nº51/2012, é proibido fumar em recintos escolares.  Já solicitámos aos agentes da "Escola Segura" para que aumentem a fiscalização desta situação, também iremos acentuar a vigilância feita pelo pessoal docente e não docente. Esta infração é motivo de aplicação de coima, pelo que, seremos intransigentes na sua aplicação;

9. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

9.1. Todos já reparamos que os casos positivos dispararam na nossa comunidade educativa. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 18 turmas no agrupamento (uma na EB1 Dr. Catela Gomes, duas na EB1/JI Quinta da Alegria, duas na EB1/JI da Portela, duas na EB2/3 Gaspar Correia e onze na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 30 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente, devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 490 alunos em isolamento profilático

9.2. Em relação ao pessoal docente, temos 12 docentes confinados (alguns por terem testado positivo, outros por terem no seu agregado familiar indivíduos positivos ou professores que confinaram com a turma). Em relação ao pessoal não docente, temos apenas dois casos no agrupamento (um devido a um familiar e outro que confinou com a sala de JI);

9.3. Mais do que nunca temos a obrigação de nos proteger e acatar as orientações da DGS para ficar em casa, saindo apenas o estritamente necessário;

9.4. Relembro a obrigação moral de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

MAIS DO QUE NUNCA, precisamos de ser TODOS, responsáveis e garantir a NOSSA e a segurança dos OUTROS!

TODOS dependemos de TODOS!!


O Diretor,
Nuno Filipe Santos Reis

Antes de mais, a Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, deseja a todos as Boas Festas! Esperando que o ano de 2021 seja marcado pelo retorno à normalidade nas vidas de todos nós.

 

Quanto ao nosso agrupamento, deixamos aqui algumas informações:

1. Quanto à colocação de docentes, neste momento, apenas, continua por colocar um horário reduzido na disciplina de Francês (3.ºCEB - 2 turmas). A direção e o grupo disciplinar de Francês estão a tentar encontrar uma solução interna para este problema;

 

2. Quanto à situação dos nossos assistentes operacionais, constituída que está a bolsa de recrutamento, a partir de dia 28, estaremos em condições de suprimir, num curto espaço de tempo, qualquer falta de assistentes operacionais que venha a surgir;

 

3. O projeto "Escola+Humana" encontra-se já na fase final - entrega dos cabazesEste projeto solidário teve, no agrupamento, na nossa comunidade educativa e na União de Freguesias de Moscavide e Portela, um impacto muito significativo, a colaboração de toda a nossa comunidade superou largamente as nossas expectativas. O objetivo inicial de atribuir um cabaz de Natal aos 248 alunos, e respetivas famílias, mais carenciados do agrupamento, foi, por muito, superado. O excedente foi entregue (uma quantidade significativa de produtos alimentares) à Junta de Freguesia, que se comprometeu a fazê-los chegar à população mais idosa da nossa freguesia. Mais uma vez, agradecemos a todos os que contribuíram, e a todos os que tornaram possível a concretização deste projeto, em especial, aos alunos das turmas do ensino secundário e às professoras que coordenaram o projeto - Ana Paula Sousa e Isabel Martins!

 

4. As reuniões de avaliação decorrerão, para todo o agrupamento, nos dias 21 e 22 de dezembro por videoconferência;

 

5. Nas eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária, que decorreram no passado dia 9, nenhuma das listas concorrentes conseguiu obter os votos necessários à sua eleição direta (50% mais 1). Desta forma haverá uma segunda volta das eleições, no dia 6 de janeiro, com as duas listas mais votadas - Lista J e Lista V;

 

6. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

6.1. Continuamos com um número muito elevado de casos na nossa comunidade educativa. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 6 turmas no agrupamento (uma na EB1/JI da Portela e 5 na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 40 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente, devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 220 alunos em isolamento profilático, são valores ligeiramente inferiores aos das últimas semanas

6.2. Em relação ao pessoal docente, temos apenas um docente a terminar o período de confinamento. Em relação ao pessoal não docente, temos um caso na secundária da Portela e dois na EB1/JI da Portela;

6.3. Lembro a todos, o dever de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Acreditamos que, se todos tivermos uma atitude responsável neste período de interrupção letiva, o 2º período será certamente bem mais tranquilo do que tem sido até aqui este ano letivo.

BOAS FESTAS!!

TODOS dependemos de TODOS!!

Outros Serviços Web

Plataforma de Gestão Documental do Agrupamento Plataforma e-learning da Escola Secundária Arco-Íris (Portela)  2015 07 13 a ler com 200x170 cores 2015 07 13 a ler com 200x170 cores

 GIAE online do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide