Informação nº08/1nov21/22 - A Terra Treme! / Colocação de Professores / PNPSE

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

  1. A Terra Treme!

No dia 5 de novembro, às 11h05, as escolas do agrupamento irão participar, mais uma vez, no exercício de segurança a nível nacional - A Terra Treme!

No dia 5, quando forem 11h05, será dado o toque de emergência (5 toques) para que todos (alunos, pessoal docente e pessoal não docente) participem com 3 gestos básicos:

Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;

Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;

Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer (1 minuto);

Em anexo temos mais informação sobre o tema, que sugerimos que seja objeto de leitura conjunta com os vossos filhos.

Se não conseguir ver o documento clique aqui.  

Se não conseguir ver o documento clique aqui.

  1. Professores por colocar

Continuamos, aos poucos, a conseguir reduzir o número de turmas sem professores. Agradecemos a ajuda que os docentes têm vindo a dar ao receberem estas turmas. Neste momento os horários em falta são os seguintes: História (grupo 200) 14h, Ciências (grupo 230) 8h, Português (grupo 300) 4h, Francês (grupo 320) 4h + 4h e Inglês (grupo 330) 4h + 6h.

  1. Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE)

Foram colocados no agrupamento, na passada semana, um Educador Social e uma Mediadora Social, ao abrigo do PNPSE. Estes técnicos tinham sido solicitados ao Ministério da Educação com o objetivo de apoiarem as famílias dos nossos alunos de Português de Língua Não Materna (PLNM), principalmente da escola EB1 Dr. Catela Gomes. Desde já, agradecemos à Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, que disponibilizou um espaço para que estes elementos possam receber os familiares dos nossos alunos sempre que se justifique.

  1. Informações COVID-19

De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

4.1. Dos dois casos reportados na semana passada (um na Secundária do Arco-Íris e outro na EB1/JI da Portela) vieram a confirmar-se 2 casos positivos da turma da secundária e 6 na turma do 1.º ciclo. No entanto estes casos restringiram-se às duas turmas em questão o que permitiu conter a situação. Os alunos destas turmas que se encontram confinados irão regressar às aulas esta semana, permanecendo apenas em confinamento aqueles que se mantenham positivos;

4.2. Volta a ser tempo de nos protegermos, por isso, pedimos a todos que se protejam, estejam atentos aos sintomas e, na dúvida, permaneçam em casa e informem de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

TODOS juntos CONSEGUIMOS!!!

Nuno Filipe Santos Reis 

Outros Serviços Web

Plataforma de Gestão Documental do Agrupamento Plataforma e-learning da Escola Secundária Arco-Íris (Portela)  2015 07 13 a ler com 200x170 cores 2015 07 13 a ler com 200x170 cores

 GIAE online do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide