Outros Serviços Web

   Ja_soubeste3.png

Logo_GIAE_Online2.png

Informação nº14/22jan21/22 - Situação COVID19 / Eleições nas Escolas do Agrupamento / Testagem de alunos das Escolas

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que: 

  1. Situação COVID-19 - De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos que: 

1.1. O número de casos positivos e de confinados na última semana no nosso agrupamento tem aumentado diariamente a um ritmo significativo. Este é o atual quadro de confinamento (casos positivos ou por caso positivo de coabitante) escola a escola:

  • EB1 Dr. Catela Gomes - 30 alunos + 1 Docente + 0 Assistentes Operacionais;
  • EB1/JI Quinta da Alegria - 48 alunos + 1 Docente + 1 Assistente Operacional;
  • EB1/JI da Portela - 120 alunos + 4 Docentes + 4 Assistentes Operacionais + 1 turma em casa;
  • EB2/3 Gaspar Correia - 40 alunos + 1 Docente + 1 Assistente Operacional;
  • Escola Secundária do Arco-Íris - 52 alunos + 3 Docentes + 0 Assistentes Operacionais.

Assim, ao dia de hoje, temos, 290 alunos, 10 docentes e 5 Assistentes Operacionais confinados e uma turma que teve de permanecer em casa devido à falta de recursos para a substituição do docente confinado.

1.2. Relembro que de acordo com as últimas orientações da DGS (ver imagem anexa), as turmas deixam de confinar, confinando apenas os casos positivos e os coabitantes (só os coabitantes com o esquema vacinal completo é que não confinam). Os contactos da turma deverão testar até ao 3.º dia após o último contacto com o caso positivo, este teste poderá ser realizado na farmácia (TRAg) ou, PCR, de acordo com o código do SNS (quando houver). O caso positivo confina 7 dias, após o que, retoma a rotina normal.

1.3. Devido à enorme pressão que o sistema nacional de saúde está a sofrer, resultado do elevado número de casos em todo o país, é possível que em algumas situações as determinações do Senhor Delegado de Saúde não cheguem às turmas, antes do 3.º dia após o último contacto com o caso positivo, nestes casos pedimos que sigam as nossas indicações e que realizem testes TRAg nas farmácias (lembro que cada um tem a possibilidade de realizar, gratuitamente, até quatro testes por mês);

1.4. Esclarecimento sobre aulas online - Segundo as orientações do Ministério da Educação encontramo-nos, a partir do dia 10 de janeiro, em regime de ensino presencial. As únicas exceções ao regime presencial e por isso, podem beneficiar do ensino online quando possível, são os alunos declarados como "alunos de risco", os alunos confinados após testaram positivo ao COVID19 e os alunos confinados devido a coabitantes positivos. Os restantes alunos, que faltem por outros motivos, não terão direito às aulas online;

1.5. Pedimos a todos que se protejam, estejam atentos aos sintomas e, na dúvida, permaneçam em casa e informem de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

  1. Testagem dos Alunos das escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco-Íris - Na próxima semana, serão testados todos os alunos das escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco-Íris, da seguinte forma:
  • 4.ª feira, dia 26 jan - das 9h00 às 17h00 os alunos da Gaspar Correia;
  • 5.ª e 6.ª feiras, dias 27 e 28 jan - das 9h00 às 17h00 os alunos da Secundária do Arco-Íris.
  • O quadro com o horário de cada turma será enviado na próxima 2.ª feira. Pedimos a todos os pais e encarregados de educação que preencham o documento do "CONSENTIMENTO INFORMADO" (em anexo). Este documento é obrigatório para a testagem, os alunos que não o apresentarem no ato da testagem, não poderão ser testados;
  • Os alunos que tenham testado positivo nos últimos 180 dias não testam;
  • Os Diretores de Turma podem solicitar na reprografia de cada escola cópias do documento "Consentimento Informado", para os alunos que não o consigam trazer impresso de casa.
  1. Eleições Legislativas - Como tem sido hábito em atos eleitorais as nossas escolas EB1 Dr. Catela Gomes e EB1/JI da Portela têm sido requisitadas para Local de Voto. Deste modo, e com tem sido hábito, as escolas encontrar-se-ão encerradas nos seguintes dias:
  • EB1 Dr. Catela Gomes - Encerra nos dias 28/01 (6.ª feira) e 31/01 (2.ª feira);
  • EB1/JI da Portela - Encerra no dia 31/01 (2.ª Feira).

Novas regras de isolamento aqui.

Consentimento informado aqui. 

 

TODOS juntos CONSEGUIMOS!!!

Nuno Filipe Santos Reis