Outros Serviços Web

   Ja_soubeste3.png

Logo_GIAE_Online2.png

Informação nº27/9maio21/22 - Comemoração do Dia do Agrupamento / 36.º Acampamento do AEPM / Corrida Colorida / Espaço Ágora / Orçamento Participativo

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

  1. Comemoração do Dia do Agrupamento - O dia 7 de junho foi o escolhido para a comemoração do Dia do Agrupamento. Durante o período da manhã cada escola do 1.º Ciclo e Educação Pré-escolar realizarão atividades, da sua iniciativa, alusivas ao Dia do Agrupamento. As escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco-Íris realizarão, a partir das 11h00, uma Caminhada pela Paz. Desafiamos todos, alunos, docentes e não docentes e a quem se quiser juntar à caminhada, que tragam uma peça de roupa branca. Da parte da tarde, a seu tempo, comunicaremos o programa completo. Podemos adiantar que iremos ter, à semelhança dos últimos dois anos em que se comemorou esta data, um Arraial na escola EB2/3 Gaspar Correia. Para o Arraial convidamos todos os pais, encarregados de educação, familiares, alunos, docentes e não docentes e todos os demais membros da nossa comunidade educativa. Esta mega organização conta com a participação direta das Associações de Estudantes, das Associações de Pais e Encarregados de Educação, de todos os Departamentos do Agrupamento, da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela e da Câmara Municipal de Loures;
  1. Corrida Colorida - No próximo dia 20 de maio, comemorando o Dia da Família, a Escola EB1/JI da Portela e a respetiva APEE, convidam os pais e familiares dos alunos da Escola a participarem numa "Corrida Colorida" no Jardim Almeida Garrett. As inscrições serão realizadas online e os pais e encarregados de educação receberão o link através das Educadoras/Professoras Titulares. Este evento contará com a colaboração da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela;
  1. "36.º Acampamento AEPM" - Após preenchidas as 40 vagas suplementares, neste momento, encontram-se definitivamente fechadas as inscrições para o Acampamento. O Grupo Coordenador do Acampamento continua a analisar as possíveis soluções para os alunos, atualmente no 6.º ano, que se viram privados nos últimos dois anos de participar no acampamento devido à pandemia. Brevemente comunicaremos a solução encontrada;
  1. Inauguração do Espaço Àgora - Decorre, nesta 2.ª feira, dia 9, na Escola Secundária do Arco-Íris, a inauguração do Espaço Àgora. Este espaço, um anfiteatro ao ar livre, é o resultado do projeto vencedor do Orçamento Participativo de 2020/2021 e do inestimável apoio da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela.
  1. Votação do Orçamento Participativo Escolar - Neste dia 9 de maio, os alunos do 3.º Ciclo e Secundário, vão a votos para a eleição da proposta vencedora do Orçamento Participativo. Assim, os alunos da Gaspar Correia terão de escolher uma das quatro propostas a concurso. No caso da Arco-Íris há apenas uma proposta a concurso. Lembramos que é importante que todos votem, a proposta vencedora só será validada caso votem, no mínimo, 50% mais 1 dos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário.
  1. Saída de Campo para a Lagoa de Albufeira - O Núcleo de Estágio de Educação Física da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em colaboração com a Direção do Agrupamento, Departamento de Educação Física, Curso Profissional de Desporto e do Programa de Educação para a Saúde, organizou no passado dia 29 de abril uma saída de campo para a Lagoa de Albufeira. Esta atividade teve o intuito de implementar em contexto real a área programática (Ed. Física) das Atividades Físicas de Exploração da Natureza, de consciencializar para a preservação do ambiente, entre outras atividades interdisciplinares. Estiveram presentes 54 alunos, dos quais 46 do 11.º ano e 8 da turma do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Desporto, que colaboraram na dinamização das atividades (Escalada, Rapel, Slide, Canoagem, Stand Up Paddle, Orientação e Plogging), juntamente com 5 professores de diversas disciplinas. Esta atividade contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, com a Câmara Municipal de Sesimbra e com o patrocínio do Hotel Ramada by Windam Lisboa, da Agência Funerária São João da Talha, da empresa A Super 2000 e da escola Stand Up Friend Paddle.
  1. "Todos juntos conseguimos Ajudar a Ucrânia!" - Informamos, com grande orgulho, que são já sete os docentes do agrupamento que se disponibilizaram para ajudar a Associação "Êxito das Tendências" no ensino do português aos refugiados ucranianos.

Continuamos a receber produtos e bens que fazemos, em conjunto com as APEE, chegar à Associação Cultural Ucraniana "Êxito das Tendências". Hoje queremos agradecer à Fundação D. Pedro IV pelas inúmeros produtos recolhidos que nos fizeram chegar. Assim, continuamos disponíveis para receber os seguinte produtos:

  • Produtos para Bebés e Crianças (fraldas, papas, leite, toalhitas,...)
  • Produtos de higiene pessoal (shampoo, gel de banho, pasta de dentes, sabonete, absorventes, papel higiénico, cotonetes,...)
  • Mantas, cobertores e sacos-cama (todas as idades)
  • Lençóis de cama, almofadas, toalhas e lençóis de banho
  • Enlatados (pedimos que não sejam entregues em recipientes de vidro)
  • Material médico/medicação.

A entrega dos produtos e bens podem ser feitos em qualquer das nossas escolas.

  1. Situação COVID-19 - Neste momento o número de casos no agrupamento está de novo a aumentar, pedimos a todos, que informem a respetiva Educadora/Professora Titular/ Diretor de Turma caso os vossos educandos testem positivo, para que possamos monitorizar os casos junto do Delegado de Saúde. 

 

TODOS juntos CONSEGUIMOS!!
  

Nuno Filipe Santos Reis