Avisos Gerais

Informação nº21/15mai20 - Regresso às aulas presenciais

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento espera que que se encontrem todos bem!

Antes de mais, e mais uma vez, agradecemos às  5 Associações de Pais e Encarregados de Educação, pela Campanha de crowdfunding que permitiu a aquisição de 94 tablet's e 10 portáteis, que se juntam aos 28 PC e 101 hotspot's cedidos pela CMLoures, aos 18 PC pelo Ministério da Educação e os 10 tablet's pela Junta de Freguesia  de Moscavide e Portela. Este material tem vindo a ser emprestado aos alunos e professores do agrupamento. Neste momento, a maior parte já está atribuída mas ainda temos algumas unidades, pelo que solicitamos a todos que ainda necessitem, que contactem o respetivo Educador/Professor Titular/ Diretor de Turma, para que os solicitem à Direção do Agrupamento.

 Deixamos aqui algumas informações referentes ao Regresso às aulas presenciais do 11.º e 12.º anos do Ensino Regular e 2.º e 3.º anos do Curso Profissional de Técnico de Desporto (CPTD):

I - ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

  1. Horários do AEPM para as turmas do 11.º e 12.º anos e 2.º e 3.º anos do CPTD:

         1.1 Dois turnos – Manhã e Tarde;

         1.2 Blocos de aulas de 90 minutos;

         1.3 Dois blocos de aulas por turno;
             - Manhã – 10h00 às 11h30 e 11h40 às 13h10
             - Tarde – 13h50 às 15h20 e 15h30 às 17h00

  2. As turmas do 11.º ano e 2.º ano do CPTD terão aulas no turno da manhã e as turmas do 12.º ano e 3.º ano do CPTD no turno da tarde;

  3. A distribuição letiva será feita da seguinte forma:

         3.1 As turmas do 11.º ano do ensino regular terão semanalmente, no máximo, 3 dias de aulas presenciais - 2 blocos a cada uma das duas disciplinas específicas, um bloco de Inglês e um bloco de Filosofia;

         3.2 A turma do 2.º ano do CPTD terá semanalmente 2 dias de aulas presenciais - 2 blocos de Estudo do Movimento, um bloco de Psicologia e um bloco de Inglês;

         3.3 As turmas do 12.º ano do ensino regular terão semanalmente, no máximo, 2 dias de aulas presenciais - 2 blocos da disciplina específica e 2 blocos de Português;

         3.4 A turma do 3.º ano do CPTD terá semanalmente um dia de aulas presenciais - um bloco de Área de Integração.

  4. Cada turma terá uma sala exclusiva destinada à realização das suas aulas;

  5. Teve-se em conta na escolha das salas, a sua dimensão e o número de alunos por turma;

  6. Cada sala terá uma “Zona do professor”, delimitada com fita autocolante no chão, a 2,0/2,5 m da parede do quadro;

  7. Será privilegiada a utilização de salas amplas e arejadas, sentando um aluno por secretária. As mesas estarão todas dispostas com a mesma orientação, não havendo alunos de frente uns para os outros;

  8. Para salvaguardar o distanciamento social haverá a necessidade de fazer o desdobramento em algumas turmas. Para já as turmas: 11.ºC a inglês e filosofia, 11.ºE, 11.ºJ, 12.ºA, 12.ºB, 12.ºC, 12.ºE e 12.ºF serão desdobradas;

  9. As turmas serão distribuídas pelos vários pavilhões, no máximo de duas turmas por pavilhão/turno;

  10. Os intervalos entre as aulas, um por turno, têm a duração de 10 minutos;

  11. Estão definidos os circuitos e procedimentos no interior da escola que garantam o distanciamento físico entre os alunos. A entrada na Escola será realizada pelos dois portões do parque de estacionamento, de acordo com o pavilhão para onde os alunos se dirigem. O percurso desde a entrada da escola até às entradas dos pavilhões, está indicado e cada aluno, deverá seguir obrigatoriamente estas indicações;

  12. Estão identificados os percursos de cada pavilhão para a sala de isolamento, situada no Pavilhão A, de acordo com o Plano de Contingência implementado;

  13. refeitório estará encerrado, tendo em conta que cada turma só permanece na escola no período da manhã ou da tarde. De qualquer modo, os alunos que o pretendam deverão inscrever-se para ter acesso ao almoço “take away” que diariamente é servido na nossa escola;

  14. Deverão ser respeitadas as regras de distanciamento social nas salas do pessoal docente e não docente;

  15. Estarão encerrados todos os serviços considerados dispensáveis: o refeitório, o bufete/bar, a sala de convívio de alunos, entre outros;

  16. A biblioteca permanecerá encerrada, abrindo apenas em situações excepcionais e após consentimento e pedido prévia dos professores à direção;

  17. atendimento por parte dos serviços administrativos será realizado preferencialmente por telefone e mail. O atendimento presencial requer marcação prévia.


II - CÓDIGOS DE CONDUTA DENTRO DA ESCOLA

Devem ser salvaguardadas as boas práticas de higienização das mãos, etiqueta respiratória e promovido o distanciamento físico. Serão colocadas à entrada da escola e de cada pavilhão um conjunto de indicações relativas ao tipo de conduta que cada um deverá ter. Neste sentido, reforçam-se as medidas de prevenção diária que deverão ser implementadas por toda a comunidade educativa, dentro e fora do recinto escolar:

  1. É obrigatória a utilização de máscaras no interior da escola (dentro e fora da sala de aula, exceto nas situações em que a especificidade da função não o permita). É recomendada no percurso casa-escola-casa (especialmente quando utilizados transportes públicos);

  2. Em todo o recinto escolar, sempre que possível, deverá ser mantida uma distância superior a dois metros entre as pessoas;

  3. À entrada da escola e de cada pavilhão, haverá uma solução antisséptica de base alcoólica (SABA) para desinfeção das mãos;

  4. Recomenda-se a lavagem frequente das mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante, pelo menos, 20 segundos;

  5. A lavagem das mãos deverá ocorrer antes e após as aulas, antes e após o uso da casa de banho e sempre que estejam sujas;

  6. Deverão ser usados lenços de papel (de utilização única) para assoar, deitá-los num caixote do lixo depois de utilizados e, de seguida, lavar as mãos com água;

  7. Deve-se tossir ou espirrar para a zona interior do braço, com o cotovelo fletido, e nunca para as mãos;

  8. Deve-se evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca;

  9. Deve-se manter o distanciamento físico, dentro e fora do espaço escolar;

  10. É recomendado evitar tocar em bens comuns e em superfícies como corrimãos, maçanetas, interruptores, etc;

  11. A Escola será um espaço de divulgação/promoção de campanhas de sensibilização para as boas práticas de higiene, uso, colocação e remoção de máscara, bem como de distanciamento físico e etiqueta respiratória;

  12. Qualquer aluno que repetidamente e após avisado, continue a incorrer em comportamentos e atitudes que ponham em risco a sua saúde e a saúde dos restantes colegas e pessoal docente e não docente, deverá ser alvo de procedimento disciplinar por parte do diretor do agrupamento.


Protejam-se, a vós e aos outros! 

O Diretor,

Nuno Filipe Santos Reis 

Informação nº20/7mai20 - Entrega dos Tablet's angariados pelas 5 APEE / Reformulação das aulas de Ensino à Distância

 Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento espera que que se encontrem todos bem!

Deixamos aqui algumas informações: 

  1. Terminou a Campanha de crowdfunding para a angariação de fundos promovida pelas 5 Associações de Pais e Encarregados de Educação! Com o dinheiro recolhido nesta campanha foi possível adquirir 94 tablets que serão emprestados aos alunos do nosso Agrupamento e que servirão para permitir a estes alunos o acesso às aulas online. Estes Tablets foram esta tarde entregues ao Agrupamento!
    Em nome de todos, professores e alunos, o nosso sincero agradecimento.
    É um orgulho ter o apoio de pais e encarregados de educação que se preocupam desta forma, disponibilizando o seu precioso tempo para apoiar aqueles que mais precisam! Muito, muito obrigado!
  1. No Conselho Pedagógico de ontem, dia 6 de maio, como já estava previsto, foi feito o balanço e alguns reajustes na organização dos diferentes níveis de ensino no que se refere ao ensino à distância:

2.1. Na Educação Pré-Escolar cada turma, manterá os 4 grupos/turnos com máximo de 30 minutos por sessão, 2 a 3 vezes por semana (já em vigor);

2.2. No 1.º Ciclo em cada turma, passará a haver 3 grupos/turnos com máximo de 30 minutos por sessão, 4 vezes por semana, sendo que o Inglês (3.º e 4.º anos) terá um dia por semana, em dois grupos/turnos, também, com máximo de 30 minutos por sessão (entra em vigor a 11 de maio);

2.3. No 2.º e 3.º Ciclos, cada turma passará a ser dividida em 2 grupos/turnos, com máximo de 30 minutos por sessão (entra em vigor a 18 de maio);

2.4. No Ensino Secundário
 (nas disciplinas que manterão o ensino à distância), cada turma manterá a divisão em 2 grupos/turnos, com máximo de 70 minutos por sessão (já em vigor).

  1. Como é do vosso conhecimento, de acordo com as orientações do Governo, no próximo dia 18 de maio, retomaremos as aulas presenciais para os alunos do 11.º e 12.º anos, nas disciplinas com exame e os 2.º e 3.º anos do Curso Profissional Técnico de Desporto.Durante a próxima semana daremos conta de todas as situações que envolvem esta operação; 
  1. Direção/Coordenações de Escolas agradece a todos os que têm contribuído com a entrega de webcams. Estastêm ajudado os nossos alunos a aceder com vídeo às nossas aulas;
  1. Pedimos aos pais e Encarregados de Educação que os vossos filhos estejam nas aulas com as câmaras ligadas.Esta situação é determinante para o normal funcionamento das aulas;
  1. Na última semana de aulas deste ano letivo, 22 a 26 de junho, cada professor titular e cada conselho de turma decidirá como serão realizadas as aulas online. Pretende-se que seja um momento de convívio, à distância, entre professores e alunos, e até pais e encarregados de educação.

Na impossibilidade de fazerem a festa nas nossas escolas, que sejam, ainda assim, momentos de festa!

 
Protejam-se, a vós e aos outros! 

A TODOS os que têm contribuído, o nosso MUITO OBRIGADO!!

O Diretor,
Nuno Filipe Santos Reis

Informação nº19/1mai20 - Iniciativas de Apoio ao Ensino à Distância / Matriculas Educação Pré-Escolar e 1º ano de escolaridade / Cancelamento do 36º Acampamento do AEPM 2020

 Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento espera que que se encontrem todos bem!

Deixamos aqui algumas informações:

  1. Começamos por apresentar os nossos agradecimentos a todos os que contribuíram, através de diferentes iniciativas, para apoiar os nossos alunos e professores a aceder às aulas online. Através destas iniciativas conseguimos chegar a todos os alunos do agrupamento, contribuindo para assegurar o mais possível a equidade entre todos. Assim damos conta das seguintes iniciativas:

1.1. A Câmara Municipal de Loures entregou 101 Hotspot's, destinados a permitir que todos os alunos e professores do agrupamento tenham acesso gratuito à internet;

1.2. A Câmara Municipal de Loures recolheu e preparou 28 PC, que se encontravam nas escolas do 1.º Ciclo e Jardim de Infância, para serem emprestados a alunos que necessitem destes equipamentos para aceder às aulas online;

1.3. A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela ofereceu ao Agrupamento 10 Tablets, que ficarão disponíveis para os alunos que deles necessitem para ter acesso às aulas online;

1.4. A Campanha de crowdfunding para a angariação de fundos promovida pelas 5 Associações de Pais e Encarregados de Educação, atingiu o valor de 12.315,00€, ultrapassando o objetivo inicial (12.000,00€), pelo que, a campanha foi encerrada mesmo antes do prazo previsto para o seu término. Este dinheiro irá possibilitar a aquisição de 94 Tablets que conjuntamente com os Pc e Tablets disponibilizados pela CM Loures e JF Moscavide e Portela, permitem cobrir as necessidades do agrupamento. Quero de uma forma muito particular agradecer todo o empenha posto nesta ação pelos responsáveis das 5 APEE, não há palavras para descrever o empenho de todos na consumação deste objetivo;

1.5. A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, disponibilizou os seus serviços aos professores e alunos para impressão e entrega domiciliar de documentos, fichas ou outras materiais, como já vem fazendo há algum tempo, com a entrega dos almoços em casa daqueles que não se conseguem deslocar para as recolherem na Escola Secundária;

1.6. Do mesmo modo, a Câmara Municipal de Loures disponibilizou uma viatura à Educadora Social do nosso Agrupamento, Mónica Mesquita, para que sempre que seja necessário fazer chegar documentos, fichas ou outras materiais a casa dos nossos alunos;

1.7. A Associação das Mulheres Sem Fronteiras, através da Dr.ª Alexandra Luís, tem assegurado as entregas dos materiais a 6 alunos do nosso Agrupamento que não residem no conselho;

1.8. Um pai de um dos nossos alunos, o Eng.º Nuno Loureiro, por ser informático, disponibilizou-se para recuperar alguns PC antigos e já são cerca de 20 os que nos entregou;

1.9. Houve ainda alguns pais, encarregados de educação e professores que doaram ao agrupamento diversos PC.

A TODOS o nosso MUITO OBRIGADO!!

 O lema do nosso Agrupamento é cada vez mais e sem dúvida, "TODOS juntos Conseguimos!!".

Fazemos um último apelo: temos falta de câmaras de vídeo para equipar alguns PC que não as têm. Neste momento estas câmaras estão esgotadas no mercado ou têm um preço muito elevado. Assim, pedíamos a quem as tivesse e já não fizesse uso delas, se as poderia doar ao agrupamento e entregar na escola secundária (está aberta todos os dias das 8h30 às 13h30).

  1. Abrem na 2.ª feira, dia 4 de maio, e terminam a 30 de junho, as matrículas para o Ensino Pré- Escolar e para o 1.º ano. As inscrições deverão ser feitas preferencialmente via online através da utilização do Cartão de Cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Em último caso, não sendo possível nenhuma das soluções anteriores, existe a possibilidade de efetuar a matrícula presencialmente, mas sob marcação prévia feita por email (secretaria.portela@agepm.pt) ou por telefone (219 428 980).Informação mais completa em anexo ou no site do Agrupamento.
  1. Considerando a atual situação de pandemia, o Grupo Coordenador do 36.º Acampamento do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide 2020, tomou a decisão de cancelar a sua realização. Deste modo, será devolvido o valor da inscrição aos Encarregados de Educação que já tenham feito o pagamento.

Para evitar aglomerações dentro e fora da Escola Secundária do Arco Íris, estabelecemos o seguinte horário:
   - 3ª feira, dia 5 de maio, das 8h30 às 13h30 - EE dos alunos do 4.º ano;
   - 4ª feira, dia 6 de maio, das 8h30 às 13h30 - EE dos alunos do 5.ª ano.

A Direção/Coordenações de Escolas solicita a todos que venham às escolas o uso de máscara nas imediações e dentro das nossas instalações.

  1. Na próxima semana, os Professores Titulares e os Diretores de Turma irão informar os encarregados de educação, dos alunos referenciados com necessidade de equipamentos, para que se dirijam à Escola Secundária do Arco Íris. Pedimos que aguardem esse contacto.
  1. Na próxima 4.ª feira, dia 6 de maio, irá realizar-se um Conselho Pedagógico onde, entre outras coisas, será feito o balanço do Ensino à Distância até ao momento. Poderão ser aprovadas eventuais alterações, sendo previsível alguns ajustes nos horários dos alunos.
  1. De acordo com as orientações do Governo, no próximo dia 18 de maio, retomaremos as aulas presenciais para os alunos do 11.º e 12.º anos, nas disciplinas com exame e os 2.º e 3.º anos do Curso Profissional Técnico de Desporto. A Direção está a trabalhar para que nessa data tudo esteja em condições de iniciarmos esta nova fase.
  1. De igual modo, tudo está a ser preparado para que no próximo dia 1 de junho retomemos as aulas presenciais da Educação Pré-Escolar.
  1. Para terminar temos um pedido. Solicitamos aos pais e encarregados de educação, sempre que possível, que evitem que os alunos tenham as câmaras desligadas nas aulas online. Não sendo obrigatório, ter a câmara ligada é importante no entender dos professores para a criação de uma boa dinâmica de aula.

  2. Atendendo ao período de confinamento a que nos vimos forçados pelo surgimento do Covid 19, tempos que não têm sido fáceis, o Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide continua atento às situações que vão surgindo. Neste sentido, divulga um conjunto de documentos, selecionados pelas psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), que poderão ajudar as famílias a lidar melhor com as situações/problemas com que se vão deparando. Poderão consultar os referidos documentos na página do Agrupamento na secção do SPO.

Reafirmamos a necessidade de evitar aglomerações dentro e fora das escolas, pelo que, é fundamental que cumpram rigorosamente os horários estabelecidos e permaneçam dentro das instalações escolares apenas o tempo estritamente necessário.

Protejam-se, a vós e aos outros! 
Hoje mais do que nunca, TODOS juntos CONSEGUIMOS!

O Diretor,
Nuno Filipe Santos Reis

Informação nº18/21abr20 - Início das aulas online

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

 A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento espera que que se encontrem todos bem!

 Amanhã, dia 22 de abril, iniciaremos as aulas online (atividades síncronas). Desejamos a todos, alunos, professores, pais e encarregados de educação, que corra tudo bem neste 3º Período diferente.

Deixamos aqui alguns pedidos e informações:

  1. Aos pais e Encarregados de Educação:

1.1. A todos os que ainda não assinaram a autorização para as sessões síncronas, pedimos que o façam. Aqueles que não pretendem autorizar os seus educandos a participar nestas sessões, devem informar a Educadora/Professor Titular/Diretor de Turma por escrito e explicitamente;

1.2. Que ajudem os vossos educandos a serem assíduos e pontuais a estas sessões;

1.3. Solicitamos que não interfiram nas sessões síncronaspois essas sessões são destinadas apenas a professores e alunos. Interferir nestas será pôr em causa o bom funcionamento da sessão. As sessões têm durações máximas - 30 min (Educação Pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos) e 70 min (Ensino Secundário), pelo que, é fundamental respeitar estes tempos. Qualquer questão que queira esclarecer com os professores deverá ser feita através dos mecanismos criados para esse fim, nomeadamente as plataformas digitais;

1.4. O respeito por estas regras é fundamental, sendo que o incumprimento do estipulado no ponto anterior, ponto 1.3, poderá levar à suspensão da sessão e, no limite, ao impedimento do aluno continuar a frequentar as aulas;

  1. Aos alunos:

2.1. Os alunos deverão  ser assíduos e pontuais;

2.2. Durante as sessões síncronas respeitar colegas e professores;

2.3. Estar atento às matérias lecionadas e responder adequadamente aos professores, sempre que estes o solicitarem;

2.4.
 Cumprir as tarefasatribuídas para as sessões assíncronas;

2.5. Lembramos que o Regulamento Interno e o Estatuto do Aluno continuam a vigorar.

  1. Às Educadoras e aos Professores:

3.1. Pedimos pontualidade no início das sessões;

3.2. Não exceder o limite máximo de tempo das sessões síncronas. O encadeamentos entre as diferentes disciplinas e grupos da turma, estará comprometido se não se cumprir esta premissa;

3.3. Pede-se que 
garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos ministrados e, quando um dos alunos não conseguir aceder às sessões síncronas,  assegurar que o aluno acederá por outra via aos referidos conteúdos;

3.4. Cada docente fica obrigado a comunicar ao Diretor de Turma e/ou a Direção/Coordenações de Escola dos constrangimentos dos alunos no aceder às sessões síncronas, para que possam ser ativados mecanismos para resolver esta situação.

  1. Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, disponibilizou-se para ajudar os nossos alunos e professores nesta fase diferente da vida da nossa comunidade educativa. Assim, irá disponibilizar a realização e entrega das fotocópias que os nossos professores quiserem enviar para os alunos que de alguma forma não consigam aceder aos documentos por via digital. Obrigado por mais esta ajuda - "Todos juntos conseguimos!"

 

 

5. Continua a decorrer, em bom ritmo, a campanha de crowdfunding  lançada pelas 5 Associações de Pais e EE do nosso Agrupamento, para angariar fundos para a aquisição de equipamentos de acesso ao ensino à distância para os alunos do Agrupamento. No final do quarto dia de campanha já tinha sido angariado um terço do valor estimado para a concretização do objetivo de atribuir a todos os alunos o equipamento necessário.
Pedimos a todos que ainda não contribuíram e que o desejam fazer, que o façam! Não importa quanto, importa que ajudem!
 
 
Ajude-nos a ajudar quem mais precisa! Contribua para que nenhum aluno fique para trás!
 

Protejam-se, a vós e aos outros! 
TODOS juntos CONSEGUIMOS!

O Diretor,
Nuno Filipe Santos Reis

 

Informação nº17/18abr20 - Adiamento do inicio das aulas online / Petição das APEE para a aquisição de acesso à internet para os alunos

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento espera que que se encontrem todos bem!

Deixamos aqui algumas informações:

  1. Após reunião realizada ontem com o Sr. Secretário de Estado, Dr. João Costa, a Direção do agrupamento, considerando a importância da autorização dos EE para a participação dos seus educandos nas aulas online, decidiu:

1 Adiar o início das aulas online, para o dia 22 de abril (4.ª feira);

2 Solicitar a cada Educadora, Professor Titular ou Diretor de Turma a autorização do EE para a participação dos alunos nas aulas online;

3 Solicitar às Educadoras, aos Professores Titulares e Diretores de Turma a realização de uma Reunião com os Encarregados de Educação, nos dias 20 ou 21, (usando a plataforma onde serão realizadas as aulas online, para que se familiarizem com a mesma), de modo a explicar aos EE o funcionamento e dinâmicas do agrupamento no 3.º Período.

  1. campanha de crowdfunding lançada pelas 5 Associações de Pais e EE do nosso Agrupamento, para angariar fundos para a aquisição de equipamentos de acesso ao ensino à distância para os alunos do Agrupamento está em andamento. No final do quarto dia de campanha já foi possível angariar um terço do valor estimado para a concretização do objetivo de atribuir a todos os alunos o equipamento necessário.

Pedimos a todos que ainda não contribuíram e que o desejam fazer que o façam, não importa quanto, importa que ajudem!

Ajude-nos a ajudar quem mais precisa! Contribua para que nenhum aluno fique para trás!

Deixe o seu contributohttps://ppl.pt/causas/ensino?fbclid=IwAR2aCnJFyZu8hdAaOZ0DIDPDQojZ1XXSbALxGO2bps1K4ehIWDcRR2QGpcU

  1. Relembramos, mais uma vez que, 2.ª e 3.ª feiras, dias 20 e 21, as Escolas EB2/3 Gaspar Correia e ES da Portela, irão abrir para que os alunos possam retirar os materiais, das disciplinas de EV/ET, OA, GDA e Desenho A.

O horário para o levantamento dos materiais será o seguinte:

A Direção/Coordenações de Escolas solicita a todos, que venham às escolas, o uso de máscara.  

Reafirmamos a necessidade de evitar aglomerações dentro e fora das escolas, pelo que, é fundamental que cumpram rigorosamente o horário estabelecido e permaneçam dentro das instalações escolares apenas o tempo estritamente necessário.

Protejam-se, a vós e aos outros! 
TODOS juntos CONSEGUIMOS!

O Diretor,
Nuno Filipe Santos Reis

 

Informação nº16/15abr20 - Petição das APEE para a aquisição de acesso à internet para os alunos / Levantamento dos materiais de EV, ET, OA, GD e Desenho A

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

 A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento desejam a todos um ótimo 3.º Período, diferente, mas desafiante, lembrando a todos que neste momento o mais importante é a saúde de todos nós! Mantenham-se fortes!

Deixamos aqui algumas informações:

  1. As 5 Associações de Pais e Encarregados de Educação do nosso Agrupamento tiveram a iniciativa de lançar uma campanha de crowdfunding, para angariar fundos e proporcionar a todos os alunos do Agrupamento que não dispõem de equipamentos de acesso ao ensino à distância, condições para poderem acompanhar as aulas e as atividades letivas.

No Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide (5 escolas, cerca de 2550 alunos) cerca de 10% dos alunos não têm acesso a um computador e 3% não têm acesso a qualquer meio nem internet.

Ajude-nos a ajudar quem mais precisa! Contribua para que nenhum aluno fique para trás!

Deixe o seu contributo: https://ppl.pt/causas/ensino?fbclid=IwAR2aCnJFyZu8hdAaOZ0DIDPDQojZ1XXSbALxGO2bps1K4ehIWDcRR2QGpcU

  1. A Câmara Municipal de Loures está também a trabalhar no sentido de conseguir apoiar os professores e alunos no acesso à NET e aos PC;
  1. A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela está também envolvida neste esforço, disponibilizou todas as fotocópias que sejam necessárias para os nossos alunos desenvolverem os seus trabalhos;
  1. Relembramos que nos dias 16 e 17 (5.ª e 6.ª feiras) iremos abrir as Escolas para o levantamento dos materiais que os alunos possam ter deixado nos cacifos e que estejam a necessitar. De acordo com o seguinte horário:

A EB1 Dr. Catela Gomes, abre no seguinte horário:

  • Turmas da Manhã - 5.ª feira, dia 16, das 10h00 às 12h30
  • Turmas da Tarde - 5.ª feira, dia 16, das 14h00 às 16h00

A EB1JI Quinta da Alegria, abre no seguinte horário:

  • Todas as turmas - 5.ª feira, dia 16, das 10h00 às 12h30

EB1JI Portela, abre no seguinte horário:

  • Turmas de 1.º e 2.º anos - 5.ª feira, dia 16, das 10h00 às 12h30
  • Turmas de 3.º e 4.º anos - 6.ª feira, dia 17, das 10h00 às 12h30  

A EB2/3 Gaspar Correia, abre no seguinte horário:

  • Turmas do 2.º Ciclo - 5.ª feira, dia 16, das 10h00 às 12h30
  • Turmas do 3.º Ciclo - 5.ª feira, dia 16, das 14h00 às 16h00

A Escola Secundária Arco-Íris, abre no seguinte horário:

  • Turmas do 3.º Ciclo - 6.ª feira, dia 17, das 10h00 às 12h30
  • Turmas do Secundário - 6.ª feira, dia 17, das 14h00 às 16h00

A Direção/Coordenações de Escolas solicita a todos, que venham às escolas, o uso de máscara.

É fundamental evitar aglomerações dentro e fora das escolas, pelo que, esperamos que todos cumpram rigorosamente o horário estabelecido e permaneçam dentro das instalações escolares apenas o tempo estritamente necessário.

NOTA: Nos casos da EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco-Íris, é unicamente para o levantamento de materiais deixados nos cacifos.

  1. De forma a não provocar aglomerações nas escolas Gaspar Correia e Secundária, iremos disponibilizar aos alunos, nos dias 20 e 21, os materiais das disciplinas de EV/ET, OA, GDA e Desenho A.

O horário para o levantamento dos materiais será o seguinte:

NOTA: As turmas do 3.º ciclo da Escola Secundária poderão sofrer alterações de acordo com os horários letivos a atribuir.

A Direção/Coordenações de Escolas solicita a todos, que venham às escolas, o uso de máscara.

Mais uma vez, referimos a necessidade de evitar aglomerações dentro e fora das escolas, pelo que, é fundamental que cumpram rigorosamente o horário estabelecido e permaneçam dentro das instalações escolares apenas o tempo estritamente necessário.


Quando, no início do ano, lançamos o lema "TODOS JUNTOS CONSEGUIMOS!", estávamos longe de pensar na importância que esta frase viria a assumir nas nossas vidas!

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento, agradecem às Associações de Pais e EE, à C.M. Loures e à J.F. de Moscavide e Portela por todo o apoio e solidariedade que têm tido para com os nossos alunos!

É para nós um enorme orgulho fazer parte deste momento tão duro, mas ao mesmo tempo, tão rico! Obrigado a todos!

Protejam-se, a vós e aos outros!
TODOS juntos CONSEGUIMOS!

O Diretor,

Nuno Filipe Santos Reis

Informação nº15/09abr20 - Abertura da Escola EB2/3 Gaspar Correia / Reuniões

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

Esperamos que se encontrem todos bem, e as vossas famílias também.

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento, esperam que se encontrem de boa saúde, bem como todos os vossos familiares!

Deixamos aqui algumas informações para a próxima semana:

  1. Respeitando o calendário escolar, na próxima semana iremos retomar as atividades letivas. Porém, esta primeira semana será condicionada, pelo trabalho de preparação necessário a garantir a equidade a todos os alunos;
  2. O Agrupamento adotará três ferramentas para desenvolver o processo de ensino/aprendizagem no 3.º Período: Aulas online (para todos os níveis de ensino), Telescola (para o ensino básico) e uma Plataforma digital (para todos os níveis de ensino);
  3. As Aulas online serão conduzidas pelos professores da turma e terão início, tal como a Telescola (no canal RTP Memória), no dia 20 de abril;
  4. A Plataforma digital servirá para troca de trabalhos, tarefas e outros materiais em suporte informático;
  5. Nos dias 16 e 17 (5.ª e 6.ª feiras) iremos abrir as Escolas para o levantamento dos materiais que os alunos possam ter deixado nos cacifos e que estejam a necessitar. De acordo com o seguinte horário:

A EB1 Dr. Catela Gomes, abre da seguinte forma:
● Turmas da Manhã - 5.ª feira, dia 16, das 10h00 às 12h30
● Turmas da Tarde - 5.ª feira, dia 16, das 14h00 às 16h00

A EB1JI Quinta da Alegria, abre da seguinte forma:
● Todas as turmas - 5.ª feira, dia 16, das 10h00 às 12h30

A EB1JI Portela, abre da seguinte forma:
● Turmas de 1º e 2º ano - 5.ª feira, dia 16, das 10h00 às 12h30
● Turmas de 3º e 4º ano - 6.ª feira, dia 17, das 10h00 às 12h30  

A EB2/3 Gaspar Correia, abre da seguinte forma:
● Turmas de 2º Ciclo - 5.ª feira, dia 16, das 10h00 às 12h30
● Turmas de 3º Ciclo - 5.ª feira, dia 16, das 14h00 às 16h00

A Escola Secundária Arco Íris, abre da seguinte forma:
● Turmas de 3º Ciclo - 6.ª feira, dia 17, das 10h00 às 12h30
● Turmas de Secundário - 6.ª feira, dia 17, das 14h00 às 16h00

  1. As 5 Associações de Pais e Encarregados de Educação do nosso Agrupamento, estão a estudar formas de apoiar os alunos para garantir que o número máximo de alunos tenham acesso à internet;
  1. Na próxima semana o nosso agrupamento volta a receber crianças, filhos de trabalhadores essenciais. Pelo que, haverá reforço no número de Assistentes Operacionais, na escola secundária, no período da tarde;
  1. O calendário das reuniões para a próxima semana será o seguinte:
    ● Dia 14, 3.ª feira, haverá Conselho Pedagógico às 15h00
    ● Dia 15, 4.ª feira, haverá Reunião Geral de Professores às 10h30
    ● Dia 15, 4.ª feira, no período da tarde, possível marcação de reuniões de Grupo
    ● Dia 16 e 17, 5.ª e 6.ª feiras, reuniões de Conselhos de Turma (oportunamente enviaremos a todos os docentes o calendário destas reuniões)

 

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento desejam a todos uma ótima Páscoa, mesmo que esta seja diferente!  

TODOS juntos CONSEGUIMOS! Estamos mais perto!  

O Diretor,

Nuno Filipe Santos Reis

Outros Serviços Web

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