Jovens do 8.º e 10.º ano do Agrupamento participaram na 1.ª Assembleia Municipal Jovem de Loures
No passado dia 8 de maio, o Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, foi palco da Assembleia Municipal Jovem de Loures, onde, jovens deputados, alunos de escolas do Concelho apresentaram propostas no âmbito do tema “O Ambiente, o Clima, Eu e o Meu Concelho”.
A 1.ª sessão da Assembleia Municipal Jovem de Loures (AMJL) que ocorreu em fevereiro de 2023, na qual tomaram posse os deputados representantes das escolas do Concelho, bem como foram eleitos, a Presidente da Mesa da Assembleia e os 1.º e 2.º Secretários.
A Assembleia teve ainda oportunidade de assistir a 3 palestras sobre as Alterações Climáticas, o Plano Estratégico de Reabilitação das linhas de água e como tornar o Planeta Terra um lugar melhor e mais sustentável. Seguiu-se um pequeno debate o qual contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Loures.
Dia 08 de maio, após feito o check-in de todos os intervenientes, Bruna Maria, Presidente da AMJL, abriu a última sessão passando de seguida, a palavra à Presidente da Assembleia Municipal de Loures, Susana Amador.
Durante a manhã decorreu o período antes da ordem do dia, no qual se apresentaram recomendações, se atribuíram louvores e ainda colocadas algumas questões.
Às 14h a Assembleia voltou a reunir para apresentação, discussão e votação das 14 propostas.
Em 1.º lugar, com 17 votos, ficou O Colégio Integrado Monte Maior com o Projeto “Pardais Florestais”. Seguiu-se a Escola Básica Luís de Sttau Monteiro com o Projeto “My bike your bike” que contou com 13 votos, e a 3.ª proposta mais votada, com 12 votos, foi a do Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide com o Projeto “Os Cidadãos pelo Clima – Alterações Climáticas, o Futuro que já começou”.
Os trabalhos terminaram com um conjunto de preocupações apresentadas pelo público (1 aluno de cada escola), salientando a falta de espaços de lazer e desporto, falta de organização e espaços para estacionar junto das escolas e ausência de hortas urbanas.
Inês Leal dos Santos
10 de maio de 2023