Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

Conversas com ex-prisioneiros políticos na Biblioteca Escolar Gaspar Correia

Conversas com ex-prisioneiros políticos na Biblioteca Escolar Gaspar Correia

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, alunos e professores da EB 2,3 Gaspar Correia tiveram a oportunidade  de ouvir o testemunho de três ex-prisioneiros políticos  pertencentes à URAP (União de Resistentes Antifascistas Portugueses), vítimas do regime fascista. Durante a sessão foram abordados aspectos como a falta de liberdade, a censura, o mundo do trabalho, as dificuldades económicas e a educação durante o Estado Novo. 

A descrição das torturas a que os resistentes anti-fascistas foram sujeitos deixaram o público em absoluto silêncio. Alguns alunos colocaram questões pertinentes, o que acentuou a importância de momentos de  partilha como estes. 

Da nossa parte, um agradecimento profundo pela presença e contributo destas pessoas na luta por um Portugal democrático e livre e pela forma entusiástica e apaixonada como transmitem as suas  experiências a gerações que crescem em liberdade, assumindo-a como um dado adquirido e não como um bem a ser preservado. Um agradecimento especial  à Professora Luísa Simão que sugeriu e contactou a URAP. 

Anterior Literacia Financeira

Redes Sociais

Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide

Contactos

Av. das Escolas, N.º 20, 2685-202, Portela LRS

Tel: 219 428 980 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:  direcao@agepm.pt

Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide © 2023 Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Siteiria