Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

Informação nº19 / 19fev24 – Instrumentos de avaliação / Permanência dos alunos nas salas durante os intervalos / Facebook e Instagram / Novos Assistentes Operacionais / Colocação de Quadros

Informação nº19 / 19fev24 – Instrumentos de avaliação / Permanência dos alunos nas salas durante os intervalos / Facebook e Instagram / Novos Assistentes Operacionais / Colocação de Quadros

Informação nº19 / 19fev24 – Instrumentos de avaliação / Permanência dos alunos nas salas durante os intervalos / Facebook e Instagram / Novos Assistentes Operacionais / Colocação de Quadros

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide informa:

I. Utilização dos Instrumentos de avaliação – Como é do conhecimento de todos, o nosso agrupamento está no segundo ano de semestralidade. A semestralidade não é apenas uma questão de calendarização, mas implica também, uma reestruturação profunda nos processos de avaliação. Ao longo do 1.º Semestre fomos recebendo diversas queixas de pais, encarregados de educação e alunos sobre o incumprimento das regras estabelecidas no documento “Referencial de Avaliação Aprendizagens” (RAA), aprovado em CP.

Reitera-se o cumprimento do preconizado no RAA e a obrigatoriedade do seu cumprimento:

Em cada semestre, todos os alunos terão um número diversificado de instrumentos de monitorização da aprendizagem (no mínimo três) adequados ao perfil do aluno e/ou da turma…”, “Os alunos não devem ter mais do que três instrumentos de testagem…na mesma semana”, entenda-se Testes, Questões aula e/ou Apresentações orais.

Nos instrumentos de avaliação, deve observar-se o seguinte:

  • Testes – Deverá ser realizado no máximo dois testes por semestre;
  • Questões aula (QA)
    • 15 a 20 minutos – para o 2.º e 3.º ciclos;
    • 50 minutos – para o Ensino Secundário. As questões aula não devem, em qualquer circunstância, apresentar-se sob a forma de teste ou miniteste, exigindo o estudo em casa de quantidades significativas de matéria” (RAA, 2022, pág.11).

Sublinha-se que “As Questões Aula surgem com o objetivo específico de apoiar as aprendizagens dos alunos relativamente à consolidação de novos conteúdos explorados em aula e permite aos intervenientes, professores e alunos perceberem se os conteúdos desenvolvidos foram apreendidos” (Lowe & Hasson, 2011, in http://oro.open.ac.uk/30497);

 

II. Permanência dos alunos nas salas de aula durante os intervalos – este assunto tem-se vindo a agravar desde o início do ano letivo, na escola secundária do Arco-Íris. Cada vez mais, no final das aulas, os alunos aí permanecem sozinhos durante o intervalo, permitindo que, entre outras coisas, comam na sala, contrariando o estipulado no Regulamento Interno. Esta situação reflete-se na limpeza das salas e, se tivermos em conta a falta de assistentes operacionais que temos vindo a relatar, implica um esforço suplementar a estes trabalhadores;

 

III. Missão Pijama – queremos agradecer a todos os que com a sua contribuição fizeram  da Missão Pijama um sucesso. Foi mais uma edição promovida pelos docentes da EB1/JI da Portela e pela educadora da sala de JI da EB1/JI Dr. Catela Gomes que, mais uma vez, contou com o apoio de todos, principalmente dos pais e encarregados de educação. Esta iniciativa permitiu juntar 1.891,20€, que serão entregues à Associação “Mundos de Vida”. A todos o nosso muito obrigado;

 

IV. Facebook e Instagram do Agrupamento – desde o início deste mês o Agrupamento passou a ter conta no Facebook e, muito brevemente, terá também conta no Instagram. O objectivo será divulgar e informar a nossa comunidade educativa das actividades por nós desenvolvidas (principalmente aos alunos, que se queixam que, nem sempre, lhes chegam as informações);

 

V. Quadros brancos na Secundária do Arco-Íris – Após alguns contratempos serão colocados quadros brancos (para projeção e escrita) em todas as salas da escola secundária do Arco-Íris durante a interrupção letiva da Páscoa. Até lá os quadros irão permanecer por montar em cada sala de aula. Pedimos a todos, professores, alunos e assistentes operacionais, que tenham cuidado com estes quadros evitando quaisquer danos nos mesmos;

 

VI. Pavilhão Desportivo da Escola EB2/3 Gaspar Correia – A Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Loures atribuiu um funcionário para fazer o acompanhamento das atividades da noite no Pavilhão desportivo da EB2/3 Gaspar Correia;

 

VII. Assistente Operacional atribuído à Escola Secundária do Arco-Íris – Também, a escola secundária do Arco-Íris recebeu, da Câmara Municipal de Loures, uma nova Assistente Operacional (AO), para compensar a saída no passado dia 1 de outra AO. Esta nova AO permite a reabertura do Bar desta escola a partir desta 2.ª feira.

 

Todos Contam!

Nuno Filipe Santos Reis
Diretor do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

Anterior Informação nº18 / 06fev24 – URGENTE – Cancelamento do Desfile de Carnaval da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela

Deixe o seu comentário

Redes Sociais

Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide

Contactos

Av. das Escolas, N.º 20, 2685-202, Portela LRS

Tel: 219 428 980 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:  direcao@agepm.pt

Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide © 2023 Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Siteiria