Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

Palestra – 50 anos de Democracia

Palestra - 50 anos de Democracia

Palestra – 50 anos de Democracia

No dia 16 de abril realizou-se no Auditório da Igreja da Portela uma palestra para comemorar os 50 anos da Democracia, organizada pelo Grupo Disciplinar de História.

Nela estiveram presentes diversas turmas da Escola Secundária do Arco-Íris para ouvirem Conceição Matos, presa política e resistente antifascista que deu o seu testemunho de vida na clandestinidade e de oposição ao regime, casada com outro resistente antifascista, também presente na sessão, Domingos Abrantes.

A palestrante começou por abordar a situação política durante o Estado Novo, nomeadamente como era viver sem liberdade num regime de partido único, onde as eleições não eram nem livres nem democráticas e onde existia censura. Referiu a falta de igualdade de direitos entre homens e mulheres, tendo dado o exemplo de que as mulheres não podiam votar e que as enfermeiras, as professoras e as assistentes de bordo necessitavam de uma autorização do Estado caso quisessem casar.

A palestrante deu ainda conta das condições de vida precárias em que a maior parte dos portugueses viviam, referindo que ela e os colegas, à semelhança de muitos outros, iam descalços para a escola, o que comprova o nível de pobreza de Portugal durante o Estado Novo.

Salientou ainda a criação da Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE) cuja função era perseguir, prender e torturar qualquer indivíduo que fosse visto como inimigo à ditadura de Salazar, como foi o seu próprio caso, dando testemunho do sofrimento e humilhação vividos nas instalações da polícia política. Partilhou também alguns registos fotográficos emblemáticos da sua vida, nomeadamente a fotografia do dia do seu casamento, à porta da prisão do Forte de Peniche, onde estava preso o seu marido, o qual não surge na referida foto.

Esta foi uma experiência muito enriquecedora cujo grande objetivo foi contribuir para que os jovens valorizem a Democracia, preservem os direitos e as liberdades que foram conquistados com a Revolução de Abril, assumindo uma cidadania responsável e construtiva no Portugal democrático.

Leonor Bilhó e Susana Milheiro – Turma 10.º G

Anterior Contratação de Escola – Horário – 24.abril.2024

Deixe o seu comentário

Redes Sociais

Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide

Contactos

Av. das Escolas, N.º 20, 2685-202, Portela LRS

Tel: 219 428 980 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:  direcao@agepm.pt

Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide © 2023 Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Siteiria