No passado dia 3 de junho, entre as 18h00 e as 21h30, decorreu no Centro Cultural de Moscavide (antigo Cineteatro) a tradicional Gala de Curtas-Metragens da Escola Secundária Arco-Íris (AEPM). A atividade foi realizada no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, em articulação com o Plano Nacional de Cinema (PNC). Este evento teve como objetivos motivar os alunos a fazerem os seus trabalhos com maior entusiasmo e motivação, trazer as famílias e outros convidados dos alunos à escola, criar um momento diferente e de qualidade para os alunos recordarem no futuro. Para isso, foi solicitado aos alunos que viessem vestidos a rigor, que criassem pósteres digitais dos seus filmes em formato A3, como se de cinema de Hollywood se tratasse.
A apresentação dos filmes produzidos pelos alunos teve uma pequena introdução realizada pelos professores Joaquim Duarte (professor de Aplicações Informáticas B) e Isabel Graça (coordenadora do Plano Nacional de Cinema no nosso Agrupamento) bem como pelos delegados e subdelegados de turma.
De seguida, os alunos responsáveis por cada um dos filmes a projetar subiram ao palco, apresentando-se aos convidados e dando conta da sinopse dos respetivos filmes. Seguiu-se a projeção das curtas-metragens e, claro, o regresso ao palco para receberem os merecidos aplausos.
Houve um pequeno intervalo técnico durante o qual todo o público presente teve a oportunidade de votar nas seguintes categorias: melhor guião, melhores efeitos especiais, melhor póster, melhor ator/atriz e melhor filme. Para proceder à votação, foi apenas necessário recorrer ao smartphone, apontar a câmara para o QR Code gerado para o efeito e sinalizar os votos.
Depois do júri ter recebido as votações, o evento cinematográfico prosseguiu com a entrega dos merecidos óscares:
- Melhor Guião: O Último Ato de Amor (Gonçalo Pestana, João Mateus, Pedro Bonniz, João Saldanha e Andriy Dzyalohcynskyy);
- Melhores Efeitos Especiais: Laços de Sangue (Afonso Lopes, Diogo Cavalheiro, Guilherme Brito, Maria Leonor Sousa e Nikil Rangi);
- Melhor Póster: Identidades Cruzadas (Gonçalo Bento, Inês Gonçalves, Mariana Baeta e Rodrigo Cordeiro);
- Melhor Ator/Atriz: Miguel Melo, no filme Strangers Again (Érica Varela, Inês Silva, Leonor Sousa e Mariana Crespo);
- Melhor Filme: O Último Ato de Amor (Gonçalo Pestana, João Mateus, Pedro Bonniz, João Saldanha e Andriy Dzyalohcynskyy).
Ao longo de todo o evento o aluno Diogo Cavalheiro fez um belíssimo trabalho, fazendo a reportagem fotográfica para os alunos mais tarde poderem recordar.
Esta atividade correu muito bem, e os alunos, apesar do nervosismo inicial, deram provas inequívocas da aquisição efetiva das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
TODOS CONTAM!