Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

Gala das Curtas-Metragens 2024

Gala das Curtas-Metragens 2024

No passado dia 3 de junho, entre as 18h00 e as 21h30, decorreu no Centro Cultural de Moscavide (antigo Cineteatro) a tradicional Gala de Curtas-Metragens da Escola Secundária Arco-Íris (AEPM). A atividade foi realizada no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, em articulação com o Plano Nacional de Cinema (PNC). Este evento teve como objetivos motivar os alunos a fazerem os seus trabalhos com maior entusiasmo e motivação, trazer as famílias e outros convidados dos alunos à escola, criar um momento diferente e de qualidade para os alunos recordarem no futuro. Para isso, foi solicitado aos alunos que viessem vestidos a rigor, que criassem pósteres digitais dos seus filmes em formato A3, como se de cinema de Hollywood se tratasse.

A apresentação dos filmes produzidos pelos alunos teve uma pequena introdução realizada pelos professores Joaquim Duarte (professor de Aplicações Informáticas B) e Isabel Graça (coordenadora do Plano Nacional de Cinema no nosso Agrupamento) bem como pelos delegados e subdelegados de turma.

De seguida, os alunos responsáveis por cada um dos filmes a projetar subiram ao palco, apresentando-se aos convidados e dando conta da sinopse dos respetivos filmes. Seguiu-se a projeção das curtas-metragens e, claro, o regresso ao palco para receberem os merecidos aplausos.

Houve um pequeno intervalo técnico durante o qual todo o público presente teve a oportunidade de votar nas seguintes categorias: melhor guião, melhores efeitos especiais, melhor póster, melhor ator/atriz e melhor filme. Para proceder à votação, foi apenas necessário recorrer ao smartphone, apontar a câmara para o QR Code gerado para o efeito e sinalizar os votos.

Depois do júri ter recebido as votações, o evento cinematográfico prosseguiu com a entrega dos merecidos óscares:

  • Melhor Guião: O Último Ato de Amor (Gonçalo Pestana, João Mateus, Pedro Bonniz, João Saldanha e Andriy Dzyalohcynskyy);
  • Melhores Efeitos Especiais: Laços de Sangue (Afonso Lopes, Diogo Cavalheiro, Guilherme Brito, Maria Leonor Sousa e Nikil Rangi);
  • Melhor Póster: Identidades Cruzadas (Gonçalo Bento, Inês Gonçalves, Mariana Baeta e Rodrigo Cordeiro);
  • Melhor Ator/Atriz: Miguel Melo, no filme Strangers Again (Érica Varela, Inês Silva, Leonor Sousa e Mariana Crespo);
  • Melhor Filme: O Último Ato de Amor (Gonçalo Pestana, João Mateus, Pedro Bonniz, João Saldanha e Andriy Dzyalohcynskyy).

Ao longo de todo o evento o aluno Diogo Cavalheiro fez um belíssimo trabalho, fazendo a reportagem fotográfica para os alunos mais tarde poderem recordar.

Esta atividade correu muito bem, e os alunos, apesar do nervosismo inicial, deram provas inequívocas da aquisição efetiva das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

TODOS CONTAM!

Anterior Programa do dia do agrupamento – atenção às alterações

Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide

Contactos

Av. das Escolas, N.º 20, 2685-202, Portela LRS

Tel: 219 428 980 (Chamada para a rede fixa nacional)

Email:  direcao@agepm.pt

Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide © 2023 Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Siteiria