No âmbito do projeto Justiça para Todos, promovido por ABREU – Sociedade de Advogados, que tem como objetivo contribuir para a educação dos jovens para a Justiça e os Direitos Humanos, os alunos das turmas 11.º F e 12.º G deslocaram-se ao Tribunal de Loures para participar na simulação de dois julgamentos.
Ao longo dos últimos meses, alunos das duas turmas constituíram dois grupos e com a ajuda de dois advogados-tutores voluntários, Dr. Fernando Correia Pereira e Dr. Paulo Mendes dos Santos, estudaram dois casos à sua escolha, homicídio e tráfico de estupefacientes, e interiorizaram os diversos papéis: arguidos, testemunhas, advogados, procuradores do Ministério Público.
No dia previsto e assumindo os diversos papéis, os alunos tomaram conhecimento, in loco, de como se desenrola um julgamento em Portugal.
Ao longo dos julgamentos, a Sra.Dra. Juíza Vanessa Pinto, que presidiu aos mesmos, foi explicando os seus diversos momentos e respondeu às questões que foram sendo colocadas, numa atitude marcadamente pedagógica. Chamou ainda à importância para a adequação dos comportamentos para as diversas situações do dia a dia, seja numa sala de audiências de um tribunal, seja numa sala de aula.
Feito um balanço, os participantes consideraram que se tratou de uma atividade de cidadania ativa muito importante, que poderá também ter contribuído para que alguns alunos definam com maior clareza o seu percurso académico.
Os nossos sinceros agradecimentos aos advogados-tutores, Dr. Fernando Correia Pereira e Dr. Paulo Mendes dos Santos, e à Sra. Dra. Juíza Vanessa Pinto, pela oportunidade que deram aos nossos alunos, os quais estão de parabéns pela forma como assumiram esta responsabilidade.
- Justiça para Todos
- Justiça para Todos