Por sugestão da professora Shabnam Gulamhussen, no passado dia 08 de maio, os alunos das turmas 9.º G e 9.º H participaram numa sessão centrada na especificidade da linguagem cinematográfica, que teve lugar na Biblioteca Escolar da ES Arco-Íris.
Tendo por base uma articulação do Plano Nacional de Cinema (PNC) com o Complemento à Educação Artística (CEA) – Fotografia, Cinema e Robótica, foi lançado o desafio ao ator, encenador, argumentista e professor universitário Paulo Filipe Monteiro, Encarregado de Educação de um aluno do nosso Agrupamento, para dinamizar uma sessão a propósito da celebração do Dia Mundial da Interculturalidade.
Apesar de alguns constrangimentos iniciais de ordem técnica na Plataforma de Filmes do PNC, que impossibilitaram o acesso ao filme pretendido, o docente convidado facilmente deu a volta à questão. A partir do visionamento de algumas nanometragens produzidas pelos alunos, foram tecidos comentários muito pertinentes e enriquecedores, tendo em vista a melhoria/o desenvolvimento dos trabalhos produzidos.
No âmbito da Interculturalidade, o trailer da curta-metragem documental Balada de um Batráquio, da realizadora portuguesa Leonor Teles, permitiu uma reflexão crítica muito interessante, tendo sido abordadas diversas questões de cidadania sob diferentes prismas.
A finalizar a sessão, houve ainda oportunidade de visionar o trailer de Noites Claras (2024), a mais recente longa-metragem de Paulo Filipe Monteiro, a quem desde já endereçamos uma palavra de agradecimento.
