Durante o segundo semestre, as turmas do 11.º e 12.º ano do Agrupamento participaram numa atividade sobre Literacia Política, desenvolvida em articulação entre a Biblioteca Escolar, o Clube de Filosofia, Cidadania e Desenvolvimento e o Grupo Disciplinar de História.
Esta atividade tem como objetivos contribuir ativamente para que os alunos adquiram conhecimentos sobre a organização do Estado de Direito Democrático; tomem consciência dos desafios que se colocam ao exercício da governação; e exerçam de forma esclarecida o seu direito ao voto.
A atividade foi implementada com base em duas dinâmicas. Num primeiro momento, os alunos foram levados a refletir em torno de várias questões, nomeadamente: O que significa viver num Estado de Direito Democrático? Por que deve um Estado Democrático ser laico? O que é uma Constituição? Como é que o Estado se financia? Porque é que a separação dos poderes políticos e o multipartidarismo são pilares da Democracia? Quais são os poderes políticos, quem os exerce e com que legitimidade? Qual a duração dos mandatos políticos? O que é um partido político e quais são os que têm assento parlamentar em Portugal? Quais são as diferenças ideológicas que estão na base de diferentes posicionamentos políticos e como se concretiza na ação governativa esta diferenciação ideológica? Quanto vale o meu voto? E é importante votar?
Num segundo momento, os alunos organizaram-se em grupos aos quais foram atribuídas pastas ministeriais. Cada pasta possuía três dilemas que o grupo tinha que resolver, tomando uma decisão governativa de forma argumentada, a qual depois partilhava com o grupo-turma.
No final, os alunos foram convidados a avaliar a atividade: 85% dos alunos inquiridos consideraram que a atividade contribuiu muito para conhecer melhor o funcionamento do Estado português e 75% dos alunos inquiridos consideraram-se mais aptos a exercer o seu direito de voto.
- Literacia Política no AGEPM
- Literacia Política no AGEPM