Durante o segundo semestre, as turmas do 11.Âş e 12.Âş ano do Agrupamento participaram numa atividade sobre Literacia PolĂtica, desenvolvida em articulação entre a Biblioteca Escolar, o Clube de Filosofia, Cidadania e Desenvolvimento e o Grupo Disciplinar de HistĂłria.
Esta atividade tem como objetivos contribuir ativamente para que os alunos adquiram conhecimentos sobre a organização do Estado de Direito Democrático; tomem consciĂŞncia dos desafios que se colocam ao exercĂcio da governação; e exerçam de forma esclarecida o seu direito ao voto.
A atividade foi implementada com base em duas dinâmicas. Num primeiro momento, os alunos foram levados a refletir em torno de várias questões, nomeadamente: O que significa viver num Estado de Direito Democrático? Por que deve um Estado Democrático ser laico? O que Ă© uma Constituição? Como é que o Estado se financia? Porque Ă© que a separação dos poderes polĂticos e o multipartidarismo sĂŁo pilares da Democracia? Quais sĂŁo os poderes polĂticos, quem os exerce e com que legitimidade? Qual a duração dos mandatos polĂticos? O que Ă© um partido polĂtico e quais sĂŁo os que tĂŞm assento parlamentar em Portugal? Quais sĂŁo as diferenças ideolĂłgicas que estĂŁo na base de diferentes posicionamentos polĂticos e como se concretiza na ação governativa esta diferenciação ideolĂłgica? Quanto vale o meu voto? E Ă© importante votar?
Num segundo momento, os alunos organizaram-se em grupos aos quais foram atribuĂdas pastas ministeriais. Cada pasta possuĂa trĂŞs dilemas que o grupo tinha que resolver, tomando uma decisĂŁo governativa de forma argumentada, a qual depois partilhava com o grupo-turma.
No final, os alunos foram convidados a avaliar a atividade: 85% dos alunos inquiridos consideraram que a atividade contribuiu muito para conhecer melhor o funcionamento do Estado portuguĂŞs e 75% dos alunos inquiridos consideraram-se mais aptos a exercer o seu direito de voto.
- Literacia PolĂtica no AGEPM
- Literacia PolĂtica no AGEPM




