No passado dia 31 de maio de 2025, entre as 17h00 e as 21h30, decorreu no Centro Cultural de Moscavide (antigo Cineteatro) a 11.ª Gala de Curtas-Metragens da Escola Secundária Arco-Íris (AEPM). A atividade foi realizada no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, com o apoio da maioria das disciplinas do 12.º ano, em articulação com o Plano Nacional de Cinema (PNC), com o apoio da Associação de Estudantes e da Junta de Freguesia de Portela e Moscavide. Estiveram presentes a grande maioria dos alunos do 12.º ano, respetivos familiares, colegas e amigos.
Este evento teve como objetivos motivar os alunos a realizarem os seus trabalhos com maior entusiasmo e dedicação, envolver as famílias e outros convidados da comunidade educativa, e proporcionar um momento diferente e memorável que os alunos possam recordar no futuro. Para isso, foi solicitado aos alunos que viessem vestidos a rigor e que criassem pósteres digitais dos seus filmes, em formato A3, como se de cinema de Hollywood se tratasse.
A apresentação das curtas-metragens contou com uma introdução realizada pelos alunos Maria Rita Cotrim, Afonso Flores e Inês Ferreira, que conduziram o evento com simpatia e entusiasmo, dando as boas-vindas ao público e contextualizando a atividade.
Após esta introdução, foram chamados ao palco os professores Joaquim Duarte e Luís Moreira, enquanto principais organizadores da Gala, para dirigirem algumas palavras ao público. De seguida, subiram também ao palco a Presidente do Conselho Geral, professora Paula Diogo, a Subdiretora, professora Alexandra Simões, e a Coordenadora do Plano Nacional de Cinema no Agrupamento, professora Isabel Graça, que partilharam breves reflexões sobre a importância desta iniciativa para o crescimento pessoal, artístico e cívico dos alunos.
Após estas intervenções institucionais, foi exibido o filme vencedor do Óscar de Melhor Filme de 2024, O Último Ato de Amor (da autoria de Gonçalo Pestana, João Mateus, Pedro Bonniz, João Saldanha e Andriy Dzyalohcynskyy), permitindo recordar a qualidade e criatividade da edição anterior da Gala. Em seguida, foi apresentado o filme revelação de 2025, Acidente, realizado por Daniela Santos, Maria João Braga e Sofia Maia, alunas do 9.º ano da disciplina de Fotografia, Cinema e Robótica – um momento especial que evidenciou o talento promissor dos alunos mais jovens do Agrupamento.
De seguida, os alunos responsáveis por cada filme subiram ao palco, apresentaram-se ao público e partilharam a sinopse das suas obras. Seguiu-se então a projeção das curtas-metragens e, naturalmente, receberem os merecidos aplausos.
Durante um pequeno intervalo técnico, o público teve a oportunidade de votar nas seguintes categorias: melhor guião, melhor áudio, melhor fotografia, melhores efeitos especiais, melhor póster, melhor atriz, melhor ator e melhor filme. Para votar, bastou utilizar o smartphone, apontar a câmara para o QR Code gerado para o efeito e selecionar as opções desejadas.
Após o apuramento das votações, o evento prosseguiu com a entrega dos aguardados óscares, que foram sendo entregues pelo simpático trio de apresentadores:
-
Melhor Guião: Amor? (Madalena Simões, Maria Reis, Beatriz Quinas, Joana Lopes e Martim Óscar);
- Melhor Áudio: Amor? (Madalena Simões, Maria Reis, Beatriz Quinas, Joana Lopes e Martim Óscar);
- Melhor Fotografia: Amor? (Madalena Simões, Maria Reis, Beatriz Quinas, Joana Lopes e Martim Óscar);
- Melhor Áudio: Amor? (Madalena Simões, Maria Reis, Beatriz Quinas, Joana Lopes e Martim Óscar);
- Melhores Efeitos Especiais: Amor? (Madalena Simões, Maria Reis, Beatriz Quinas, Joana Lopes e Martim Óscar);
-
Melhor Póster: Knot (Rafael Passaporte, Salvador Magro, Manuel Weber, Afonso Amorim e Rodrigo Chaves);
-
Melhor Atriz: Madalena Simões, no Amor? (Madalena Simões, Maria Reis, Beatriz Quinas, Joana Lopes e Martim Óscar);
- Melhor Ator: Daniel Carvalho, no filme Á Sombra do Silêncio (Filipe Aguilar, Manuel Cordeiro, Lucas Pereira e João Ferreira);
-
Melhor Filme: Amor? (Madalena Simões, Maria Reis, Beatriz Quinas, Joana Lopes e Martim Óscar).
Em seguida foi entregue o prémio Revelação para o filme realizado pelas alunas Daniela Santos, Maria João Braga e Sofia Maia.
Durante todo o evento, o aluno Salvador Correia realizou um excelente trabalho de reportagem fotográfica, permitindo que este momento especial fique registado para memória futura.
Antes de encerrar, os apresentadores agradeceram a presença de todos os alunos, professores, familiares e convidados, e deixaram o desejo partilhado de que no próximo ano este evento seja ainda maior e melhor.
O certame terminou com a exibição do grande vencedor deste ano, o filme Amor?, encerrando a noite com emoção, talento e inspiração.
A atividade decorreu de forma muito positiva, com o recinto repleto e os alunos, apesar do nervosismo inicial, demonstraram claramente a aquisição das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
TODOS CONTAM!