No âmbito da disciplina de História e numa iniciativa da Biblioteca Escolar, à semelhança dos anos letivos anteriores, os alunos do 7.º ano tiveram a oportunidade de ter uma aula sobre a Pré-História no concelho de Loures, dada pelo arqueólogo Vasco Coelho, investigador do Museu Municipal Quinta do Conventinho.
Acompanhado pela sua mala do tempo, cheia de artefactos pré-históricos, o arqueólogo Vasco explicou aos alunos que a presença humana no atual território do concelho de Loures é muito antiga.
Por exemplo, em Santo António dos Cavaleiros, onde se encontrou uma das ocupações mais antigas, foram descobertos bifaces com um milhão de anos; em Santo Antão do Tojal foram descobertos artefactos pré-históricos como raspadores, furadores e até mesmo cascas de caracol furadas, usadas como adorno, o que testemunha que os nossos antepassados tinham um pensamento suficientemente desenvolvido, o qual não se limitava a preocupar-se com questões relativas à sua sobrevivência.
Na Gruta das Salemas, em Lousa, foram encontradas pontas de seta feitas de sílex, usadas para caçar linces ou cavalos selvagens. E na várzea de Loures foi encontrado um fémur de elefante, com cerca de 50.000 anos. Do elefante, para além da carne, os nossos antepassados aproveitavam a pele, as presas ou os ossos.
Foi muito entusiasmante ouvir o arqueólogo Vasco e tocar em artefactos com milhares, ou até mesmo, milhões de anos!
- Aula sobre a Pré-História no concelho de Loures
- Aula sobre a Pré-História no concelho de Loures
- Aula sobre a Pré-História no concelho de Loures
- Aula sobre a Pré-História no concelho de Loures



