Avisos Gerais

Informação nº16/7fev20/21 - Regresso às aulas online

Caros Pais e Encarregados de Educação, Alunos, Pessoal Docente e Não Docente,

Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, vêm transmitir algumas informações sobre o funcionamento do Agrupamento nos próximos tempos:  


1. Início do ensino à distância - o ensino à distância terá início no dia 8, 2.ª feira, com aulas assíncronas. Os professores titulares (1.º ciclo) e os diretores de turma (dos 2.º e 3.º ciclos), realizarão reuniões com os encarregados de educação e com os alunos. No ensino secundário os diretores de turma realizarão reuniões apenas com os alunos. Na Educação Pré-escolar ficará ao critério de cada Educadora realizar, ou não, reunião com os encarregados de educação. Estas reuniões destinam-se a estabelecer um conjunto de regras a cumprir nas aulas síncronas e a transmissão de informações relevantes para a organização deste processo;

2. Recursos informáticos dos alunos - 
Feito o levantamento das necessidades de recursos informáticos dos alunos, por parte dos professores titulares e pelos diretores de turma, chegamos à conclusão que os recursos disponíveis ficam muito aquém dos pedidos registados (cerca de 200 pedidos, para pouco mais de 70 tablets que temos disponíveis para empréstimo). Infelizmente, ainda temos vários tablets, dos que as APEE ofereceram ao agrupamento para empréstimo aos alunos no primeiro confinamento, que não chegaram a ser devolvidos. Deste modo, teremos de encontrar outra forma de selecionar os alunos, que não têm efetivamente recursos informáticos para aceder às aulas online;

3. Entregas de PC aos alunos (Escola Digital) - Em relação aos alunos do escalão A e B, continuamos a entregar (a título de empréstimo) os PC que o ministério de educação disponibilizou para estes alunos. A escola sede do agrupamento, a Secundária do Arco Íris, estará aberta, excecionalmente, na 2.ª e 3.ª feiras das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h para entrega destes equipamentos. Os encarregados de educação deverão aguardar o contacto, através do professor titular ou do diretor de turma, para virem recolher os equipamentos e assinarem a Declaração de Compromisso;

4. Horário das Aulas Online - Conforme o referido na informação anterior, foram estabelecidos os horários para o ensino à distância. Na definição destes horários teve-se em conta: não sobrecarregar demasiado os alunos com aulas síncronas (embora as orientações do Ministério da Educação aponte para 70%, tomámos a decisão de nos situarmos em cerca de 60%, só em situações especiais superamos esta percentagem), o facto de na nossa comunidade educativa haver muitas famílias com vários filhos a frequentar as nossas escolas (sobreposição de aulas), e os pais encontrarem-se, em muitos casos, em teletrabalho. Estes horários foram criados na mancha horária presencial de cada turma, para permitir que os alunos possam manter as suas atividades extracurriculares, nos mesmos horários;

5. E-mail institucionais - Estão criados e-mails institucionais para todos os alunos do nosso agrupamento, desde o 1.º até ao 12.º anos. O nosso agradecimento à equipa do PTE, que em tempo recorde, cerca de uma semana, conseguiu fazer com que todos os alunos do agrupamento disponham desta ferramenta essencial para a melhoria da promoção do processo de ensino/aprendizagem;

6. Formação em Classroom - Na passada semana, todos os docentes do agrupamento tiveram oportunidade de realizar formação nesta plataforma tecnológica. Desta forma, estarão mais capacitados para implementar esta ferramenta nas "rotinas" do nosso agrupamento. A formação esteve a cargo do professor Paulo Torcato, a quem agradecemos a pronta disponibilidade;

7. 
De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

7.1. Finalmente começam a diminuir os casos positivos que nos são reportados diariamente. Certamente que haverá alguns casos que não nos estão a ser comunicados devido ao confinamento, no entanto, relembro a obrigação de cada encarregado de educação, reportar ao agrupamento, caso o seu educando teste positivo, para que possamos reportar ao Delegado de Saúde;

7.2. Relembramos a obrigação moral de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

Apesar da melhoria geral do país em número de novos casos positivos ao teste do COVID-19, foi com muita tristeza que tomámos conhecimento do falecimento, esta semana, de familiares próximos de vários docentes do agrupamento. 

É para vocês que vão os nossos pensamentos, fiquem com a certeza que caminhamos ao vosso lado!


TODOS dependemos de TODOS! NA RUA, USEM SEMPRE MÁSCARA!!


 
O Diretor,

Nuno Filipe Santos Reis

Antes de mais, a Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, deseja a todos as Boas Festas! Esperando que o ano de 2021 seja marcado pelo retorno à normalidade nas vidas de todos nós.

 

Quanto ao nosso agrupamento, deixamos aqui algumas informações:

1. Quanto à colocação de docentes, neste momento, apenas, continua por colocar um horário reduzido na disciplina de Francês (3.ºCEB - 2 turmas). A direção e o grupo disciplinar de Francês estão a tentar encontrar uma solução interna para este problema;

 

2. Quanto à situação dos nossos assistentes operacionais, constituída que está a bolsa de recrutamento, a partir de dia 28, estaremos em condições de suprimir, num curto espaço de tempo, qualquer falta de assistentes operacionais que venha a surgir;

 

3. O projeto "Escola+Humana" encontra-se já na fase final - entrega dos cabazesEste projeto solidário teve, no agrupamento, na nossa comunidade educativa e na União de Freguesias de Moscavide e Portela, um impacto muito significativo, a colaboração de toda a nossa comunidade superou largamente as nossas expectativas. O objetivo inicial de atribuir um cabaz de Natal aos 248 alunos, e respetivas famílias, mais carenciados do agrupamento, foi, por muito, superado. O excedente foi entregue (uma quantidade significativa de produtos alimentares) à Junta de Freguesia, que se comprometeu a fazê-los chegar à população mais idosa da nossa freguesia. Mais uma vez, agradecemos a todos os que contribuíram, e a todos os que tornaram possível a concretização deste projeto, em especial, aos alunos das turmas do ensino secundário e às professoras que coordenaram o projeto - Ana Paula Sousa e Isabel Martins!

 

4. As reuniões de avaliação decorrerão, para todo o agrupamento, nos dias 21 e 22 de dezembro por videoconferência;

 

5. Nas eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária, que decorreram no passado dia 9, nenhuma das listas concorrentes conseguiu obter os votos necessários à sua eleição direta (50% mais 1). Desta forma haverá uma segunda volta das eleições, no dia 6 de janeiro, com as duas listas mais votadas - Lista J e Lista V;

 

6. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

6.1. Continuamos com um número muito elevado de casos na nossa comunidade educativa. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 6 turmas no agrupamento (uma na EB1/JI da Portela e 5 na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 40 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente, devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 220 alunos em isolamento profilático, são valores ligeiramente inferiores aos das últimas semanas

6.2. Em relação ao pessoal docente, temos apenas um docente a terminar o período de confinamento. Em relação ao pessoal não docente, temos um caso na secundária da Portela e dois na EB1/JI da Portela;

6.3. Lembro a todos, o dever de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Acreditamos que, se todos tivermos uma atitude responsável neste período de interrupção letiva, o 2º período será certamente bem mais tranquilo do que tem sido até aqui este ano letivo.

BOAS FESTAS!!

TODOS dependemos de TODOS!!

Informação nº15/31jan20/21 - Interrupção Letiva / Regresso às aulas online

"Estive a trabalhar e a ver doentes até ao dia 23 de dezembro, com todo o cuidado, e não foi por aí que o vírus entrou. No dia 24, juntámo-nos seis adultos e três crianças e, apesar das máscaras e das distâncias, alguma imprudência abriu por momentos a porta ao invisível. Contaminámo-nos todos e, fiados na falsa segurança do teste simples, alguns de nós multiplicaram o contágio. Os mais jovens mantiveram a sua energia transbordante, os de idade intermédia tiveram muitos sintomas, mas trataram-se em casa, os mais velhos reagiram de acordo com os fatores de risco. E foi assim que ao décimo dia de febre e outras queixas o meu colega do Centro de Saúde me ordenou, e bem, que fosse à urgência covid. Se não tivesse ido tinha morrido e esse é o primeiro alerta a manifestar." (Dr.ª Isabel do Carmo, 28jan2021)

 

Protejam-se! Fiquem em casa!

 

Caros Pais e Encarregados de Educação, Alunos, Pessoal Docente e Não Docente,

 

O agravamento da situação que o país atravessa motivou a declaração por parte do governo do confinamento, da interrupção letiva por 15 dias e do recomeço com o ensino à distância.

Assim, a Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, vem transmitir algumas informações sobre o funcionamento do Agrupamento nos próximos tempos:  


1. Regresso às aulas online - De acordo com as orientações do Governo/Ministério da Educação estamos a preparar o retorno às aulas online a partir do dia 8 de fevereiro. Previsivelmente, pelo menos, até ao final do 2.º Período. O Ministério da Educação determinou que a recuperação dos dias da interrupção letiva que está a decorrer será feita do seguinte modo:

·  Não haverá interrupção letiva de Carnaval;

·  A interrupção letiva da Páscoa terá início no dia 27 de março (em vez de 25);

·  O 3.º período terminará no dia 16 de junho para os 9.º, 11.º e 12.º anos, no dia 
22 de junho para os 7.º, 8.º e 10.º anos e no dia 7 de julho para a Educação Pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos;

2. Sessões síncronas e sessões assíncronas - Os Educadores/Professores Titulares/Diretores de Turma, irão confirmar junto dos Encarregados de Educação os recursos tecnológicos que têm em casa, e quais as necessidades para que os alunos possam aceder e participar nas aulas online e realizar as tarefas propostas. Os Encarregados de Educação devem reportar, em caso de necessidade, a situação com a maior brevidade possível ao Educador/Professor Titular/Diretor de Turma à Direção, que providenciará no sentido de garantir, sempre que possível, estes meios aos alunos que deles necessitem;

 

3. Horário das Aulas Online - Durante a próxima semana, os Departamentos Disciplinares, o Conselho Pedagógico e a Direção irão determinar os horários, para cada nível de ensino. Logo que estejam definidos comunicaremos a todos;

 

4. Horário de funcionamento do Agrupamento - Todas as escolas do Agrupamento encontram-se fechadas à exceção da Escola Sede, Escola Secundária do Arco Íris, que funciona, diariamente, entre as 8h30 e as 14h00. Funcionam presencialmente, com equipas reduzidas, os Serviços Administrativos e a Direção do Agrupamento. Será ainda assegurada diariamente a entrega das refeições aos alunos do escalão A e B;

 

5. Serviço Administrativos - Os Serviços Administrativos do Agrupamento funcionam, preferencialmente, em teletrabalho, havendo diariamente uma equipa reduzida, de 2 a 3 elementos, que assegura presencialmente estes serviços, entre as 09h00 e as 13h00. O atendimento é feito por e-mail e, no caso de não haver alternativa, presencialmente, mas sempre, com marcação prévia (por telefone ou e-mail);


6. Escola de Acolhimento - À semelhança do que aconteceu no primeiro confinamento, o nosso Agrupamento funciona como Escola de Acolhimento dos Filhos de Profissionais de 1.ª Linha. Aos pais interessados pedimos que nos contactem através do Educador/Professor Titular/Diretor de Turma, ou diretamente com a Direção do Agrupamento;

 

7. Entrega de Refeições aos alunos do ASE - Diariamente, estamos a garantir a entrega de refeições aos alunos dos escalões A e B do ASE que o solicitarem. A entrega é feita na sede do Agrupamento, Escola Secundária do Arco Íris, ou, nos casos em que isso não seja possível, contamos com o apoio da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela que efetua a entrega ao domicílio. Aos encarregados de educação interessados pedimos que nos contactem através do Educador/Professor Titular/Diretor de Turma;

 

8. Reuniões do pessoal docente e não docente - Todas as reuniões (do pessoal docente, de pessoal não docente, de Educadores/Professores Titulares/Diretores de Turma com Encarregados de Educação e outras), devem ser realizadas online, preferencialmente, por ZOOM ou Google Meet;


7. E-mail institucionais - Estão criados e-mails institucionais para todos os alunos a partir do 5.º ao 12.º anos, e serão enviados aos Diretores de Turma para que os façam chegar aos Encarregados de Educação e/ou Alunos. Prevemos que num curto espaço de tempo conseguiremos alargar a todas as turmas do 1.º ciclo;

 

8. Entregas de PC aos alunos - Retomaremos a partir de dia 1 de fevereiro, 2.ª feira, a entrega (a título de empréstimo) dos PC aos alunos do escalão A do ASE. Os Encarregados de Educação serão informados do dia e hora em que se deverão deslocar à escola para receberem o equipamento e assinarem a Declaração de Compromisso;

 

9. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

9.1. O facto de o Governo ter decretado o encerramento das Escolas, leva a que a nossa leitura dos casos seja obrigatoriamente diferente. Atualmente temos cerca de 15 turmas confinadas, no entanto, de acordo com as comunicações que temos recebido, se estivéssemos em ensino presencial teríamos mais de 40 turmas confinadas, mais de 1.200 alunos confinados!!

9.2. Relembramos a obrigação moral de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24);

9.3. Temos recebido relatos muito tristes de famílias, da nossa comunidade educativa, em situações desesperadas, com vários elementos infetados.

 

Pedimos a todos que FIQUEM EM CASA, e quando tiverem de sair que usem máscara, USEM SEMPRE MÁSCARA NA RUA!! 

 

TODOS dependemos de TODOS!!


O Diretor,
Nuno Filipe Santos Reis

Antes de mais, a Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, deseja a todos as Boas Festas! Esperando que o ano de 2021 seja marcado pelo retorno à normalidade nas vidas de todos nós.

 

Quanto ao nosso agrupamento, deixamos aqui algumas informações:

1. Quanto à colocação de docentes, neste momento, apenas, continua por colocar um horário reduzido na disciplina de Francês (3.ºCEB - 2 turmas). A direção e o grupo disciplinar de Francês estão a tentar encontrar uma solução interna para este problema;

 

2. Quanto à situação dos nossos assistentes operacionais, constituída que está a bolsa de recrutamento, a partir de dia 28, estaremos em condições de suprimir, num curto espaço de tempo, qualquer falta de assistentes operacionais que venha a surgir;

 

3. O projeto "Escola+Humana" encontra-se já na fase final - entrega dos cabazesEste projeto solidário teve, no agrupamento, na nossa comunidade educativa e na União de Freguesias de Moscavide e Portela, um impacto muito significativo, a colaboração de toda a nossa comunidade superou largamente as nossas expectativas. O objetivo inicial de atribuir um cabaz de Natal aos 248 alunos, e respetivas famílias, mais carenciados do agrupamento, foi, por muito, superado. O excedente foi entregue (uma quantidade significativa de produtos alimentares) à Junta de Freguesia, que se comprometeu a fazê-los chegar à população mais idosa da nossa freguesia. Mais uma vez, agradecemos a todos os que contribuíram, e a todos os que tornaram possível a concretização deste projeto, em especial, aos alunos das turmas do ensino secundário e às professoras que coordenaram o projeto - Ana Paula Sousa e Isabel Martins!

 

4. As reuniões de avaliação decorrerão, para todo o agrupamento, nos dias 21 e 22 de dezembro por videoconferência;

 

5. Nas eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária, que decorreram no passado dia 9, nenhuma das listas concorrentes conseguiu obter os votos necessários à sua eleição direta (50% mais 1). Desta forma haverá uma segunda volta das eleições, no dia 6 de janeiro, com as duas listas mais votadas - Lista J e Lista V;

 

6. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

6.1. Continuamos com um número muito elevado de casos na nossa comunidade educativa. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 6 turmas no agrupamento (uma na EB1/JI da Portela e 5 na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 40 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente, devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 220 alunos em isolamento profilático, são valores ligeiramente inferiores aos das últimas semanas

6.2. Em relação ao pessoal docente, temos apenas um docente a terminar o período de confinamento. Em relação ao pessoal não docente, temos um caso na secundária da Portela e dois na EB1/JI da Portela;

6.3. Lembro a todos, o dever de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Acreditamos que, se todos tivermos uma atitude responsável neste período de interrupção letiva, o 2º período será certamente bem mais tranquilo do que tem sido até aqui este ano letivo.

BOAS FESTAS!!

TODOS dependemos de TODOS!!

Informação nº14/21jan20/21 - Interrupção Letiva

Caros Pais e Encarregados de Educação, Alunos, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, no seguimento da interrupção letiva decretada hoje pelo governo, vem transmitir algumas informações sobre o funcionamento do agrupamento:

1. O governo decretou interrupção letiva entre hoje, dia 21, e 5 de fevereiro. Tratando-se de uma interrupção letiva, durante este período, não haverá lugar a aulas online;

2. À exceção da Escola Secundária do Arco Íris, as Escolas permanecerão encerradas. Só serão abertas, pontualmente e por motivos excecionais (por exemplo, para alunos das turmas que estejam confinadas neste momento e que necessitem ir buscar algum material à escola); 

3. O horário de funcionamento da Escola Secundária do Arco Íris, será entre as 08h30 e as 14h00, apenas funcionando os Serviço Administrativos e a Direção; 

4. Os Serviços Administrativos funcionarão preferencialmente por correio eletrónico (email). A equipa presencial será reduzida e o atendimento será apenas com marcação prévia por telefone ou email. O horário de funcionamento será entre as 09h00 e as 13h00; 

5. A Direção, também, funcionará com equipa reduzida; 

6. Haverão equipas reduzidas de Assistentes Operacionais que darão apoio aos serviços em funcionamento: Direção e Serviços Administrativos; 

7. Os Assistentes Operacionais afetos à Câmara Municipal de Loures, das Escolas do JI e 1.º Ciclo e da EB2/3 Gaspar Correia integrarão estas equipas e poderão realizar serviço na Escola Secundária; 

8. Estarão suspensas as entregas de PC aos alunos do escalão A do ASE. Logo que seja possível retomaremos as entregas; 

9. O Agrupamento será, de novo, Escola de Acolhimento dos Educandos dos Trabalhadores de Serviços Essenciais. Assim, poderá haver necessidade de abrir mais escolas e de mobilizar Docentes e Assistentes Operacionais, para esta tarefa; 

10. As Coordenadoras das Escolas do 1.º Ciclo e de JI, estão a contactar os Encarregados de Educação dos alunos que beneficiam de escalão A e B do ASE, para que decidam se pretendem manter o apoio dado nas refeições durante a interrupção. Contudo, caso não tenham sido ainda contactados e queiram receber este apoio, deverão enviar mensagem à educadora ou à professora titular dos seus educandos. Estamos a aguardar instruções para o alargamento aos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário. Logo que haja essa indicação comunicaremos; 

11. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

11.1. A situação tem-se vindo a agravar de forma muito rápida. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 22 turmas no agrupamento (uma na EB1 Dr. Catela Gomes, duas na EB1/JI Quinta da Alegria, três na EB1/JI da Portela, duas na EB2/3 Gaspar Correia e catorze na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 40 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente, devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 600 alunos em isolamento profilático

11.2. Em relação ao pessoal docente, temos 15 docentes confinados (alguns por terem testado positivo, outros por terem no seu agregado familiar indivíduos positivos ou professores que confinaram com a turma). Em relação ao pessoal não docente, temos quatro casos no agrupamento;

11.3. Relembro a obrigação moral de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

PEDIMOS A TODOS QUE SEJAM RESPONSÁVEIS, esta pandemia tem de ser controlada! Fiquem em CASA!! 

TODOS dependemos de TODOS!!


O Diretor,
Nuno Filipe Santos Reis

Antes de mais, a Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, deseja a todos as Boas Festas! Esperando que o ano de 2021 seja marcado pelo retorno à normalidade nas vidas de todos nós.

 

Quanto ao nosso agrupamento, deixamos aqui algumas informações:

1. Quanto à colocação de docentes, neste momento, apenas, continua por colocar um horário reduzido na disciplina de Francês (3.ºCEB - 2 turmas). A direção e o grupo disciplinar de Francês estão a tentar encontrar uma solução interna para este problema;

 

2. Quanto à situação dos nossos assistentes operacionais, constituída que está a bolsa de recrutamento, a partir de dia 28, estaremos em condições de suprimir, num curto espaço de tempo, qualquer falta de assistentes operacionais que venha a surgir;

 

3. O projeto "Escola+Humana" encontra-se já na fase final - entrega dos cabazesEste projeto solidário teve, no agrupamento, na nossa comunidade educativa e na União de Freguesias de Moscavide e Portela, um impacto muito significativo, a colaboração de toda a nossa comunidade superou largamente as nossas expectativas. O objetivo inicial de atribuir um cabaz de Natal aos 248 alunos, e respetivas famílias, mais carenciados do agrupamento, foi, por muito, superado. O excedente foi entregue (uma quantidade significativa de produtos alimentares) à Junta de Freguesia, que se comprometeu a fazê-los chegar à população mais idosa da nossa freguesia. Mais uma vez, agradecemos a todos os que contribuíram, e a todos os que tornaram possível a concretização deste projeto, em especial, aos alunos das turmas do ensino secundário e às professoras que coordenaram o projeto - Ana Paula Sousa e Isabel Martins!

 

4. As reuniões de avaliação decorrerão, para todo o agrupamento, nos dias 21 e 22 de dezembro por videoconferência;

 

5. Nas eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária, que decorreram no passado dia 9, nenhuma das listas concorrentes conseguiu obter os votos necessários à sua eleição direta (50% mais 1). Desta forma haverá uma segunda volta das eleições, no dia 6 de janeiro, com as duas listas mais votadas - Lista J e Lista V;

 

6. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

6.1. Continuamos com um número muito elevado de casos na nossa comunidade educativa. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 6 turmas no agrupamento (uma na EB1/JI da Portela e 5 na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 40 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente, devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 220 alunos em isolamento profilático, são valores ligeiramente inferiores aos das últimas semanas

6.2. Em relação ao pessoal docente, temos apenas um docente a terminar o período de confinamento. Em relação ao pessoal não docente, temos um caso na secundária da Portela e dois na EB1/JI da Portela;

6.3. Lembro a todos, o dever de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Acreditamos que, se todos tivermos uma atitude responsável neste período de interrupção letiva, o 2º período será certamente bem mais tranquilo do que tem sido até aqui este ano letivo.

BOAS FESTAS!!

TODOS dependemos de TODOS!!

Informação nº13/17jan20/21 - Informações Gerais

Caros Pais e Encarregados de Educação, Alunos, Pessoal Docente e Não Docente,

Antes de mais (porque esta é a primeira informação do ano), a Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, deseja a todos um ótimo ano de 2021! Apesar de tudo o que temos vivido neste início de ano, acreditamos que vamos todos ficar bem!

Deixamos aqui as informações atuais de maior relevância para a nossa comunidade:

1. Quanto à colocação de docentes, finalmente neste início do 2.º período, conseguimos ter todos os professores colocados. No caso do horário reduzido de Francês (duas turmas), a solução encontrada foi a atribuição de uma turma extraordinária a dois professores do agrupamento. A autorização do Ministério da Educação para a atribuição destas horas extraordinárias chegou esta semana. Agradecemos aos professores que se disponibilizaram para receber estas duas turmas;

2. Quanto à situação dos nossos assistentes operacionais da Escola Secundária, constituída que está a bolsa de recrutamento, torna-se mais fácil, a partir de agora, suprimir mais rapidamente qualquer falta de assistentes operacionais que venha a ocorrer;

3. Nestes tempos de temperaturas anormalmente baixas, agradecemos à Câmara Municipal de Loures pela entrega de 20 aquecedores à EB1/JI da Portela e à Junta de Freguesia de Moscavide e Portela que emprestou 20 aquecedores à EB2/3 Gaspar Correia e outros 6 na EB1 Dr. Catela Gomes. A Câmara ofereceu também 300 rolos de papel higiénico, material que é sempre muito necessário nas escolas e que este ano temos tido alguma dificuldade em manter o stock. No que se refere aos aquecedores é importante esclarecer o seguinte: temos recebido alguns pedidos feitos por alguns encarregados de educação (nomeadamente da escola secundária) para que possam emprestar aquecedores para as salas dos seus filhos. Esta situação acarreta dois problemas: por um lado os quadros elétricos, quer da Gaspar Correia, quer da Arco Íris, não aguentam se houver um aquecedor por sala; por outro lado, os custos acrescidos de eletricidade seriam incomportáveis para o Agrupamento. Assim teremos de ser criteriosos, privilegiar as salas viradas a norte e restringir o uso apenas a situações de muito frio;

4. A segunda volta das eleições para a Associação de Estudantes da Esc. Secundária, realizada no passado dia 6, foi muito participada (cerca de 500 votantes) e decorreu sem incidentes. Saiu vencedora a Lista V (com 56,6% dos votos), liderada pela aluna Matilde Peralta Gonçalves do 12º C, que assim, será a próxima presidente da Associação de Estudantes. Desejamos-lhe, e à sua equipa, um bom mandato;

5. Os diretores de turma e os professores titulares têm vindo a solicitar autorização aos encarregados de educação para a criação de email institucional para os alunos menores de 13 anos. Este email vai melhorar, significativamente, a articulação do trabalho de turma, entre os professores e os alunos. Será um email de trabalho que acompanhará o aluno durante o seu percurso escolar no nosso agrupamento. Pedimos a todos os encarregados de educação que colaborem, autorizando e acompanhando, os mais novos, na utilização correta do email; 

6. O projeto Escola Digital do Ministério da Educação, que se carateriza pelo empréstimo de PC e net aos alunos mais carenciados (escalão A do ASE), entrou na fase de entrega (a título de empréstimo) dos equipamentos. Caso ainda tenha em seu poder equipamentos (Tablet ou PC) emprestados pelo agrupamento na 1.ª vaga de COVID, agradecemos que os devolva o mais brevemente possível, estão a fazer falta para que os professores possam transmitir as aulas para os alunos que estão confinados; 

7. No próximo domingo, dia 24 de janeiro, realizar-se-ão as Eleições Presidenciais. As escolas EB1/JI da Portela e a EB1 Dr. Catela Gomes, como é costume, funcionarão como assembleias de voto. Por este motivo, na 2.ª feira, dia 25 a EB1/JI da Portela estará fechada para limpeza e higienização, embora não seja ainda oficial é provável que o mesmo suceda (pelo menos no período da manhã) na EB1 Dr. Catela Gomes. Logo que tenhamos a confirmação informaremos através dos professores titulares e pela Coordenação da EB1 Dr. Catela Gomes;

8. Temos recebido relatos de que alguns alunos da Secundária têm usado a "zona do poço" para fumarem. Lembramos que, de acordo com a Lei nº51/2012, é proibido fumar em recintos escolares.  Já solicitámos aos agentes da "Escola Segura" para que aumentem a fiscalização desta situação, também iremos acentuar a vigilância feita pelo pessoal docente e não docente. Esta infração é motivo de aplicação de coima, pelo que, seremos intransigentes na sua aplicação;

9. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

9.1. Todos já reparamos que os casos positivos dispararam na nossa comunidade educativa. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 18 turmas no agrupamento (uma na EB1 Dr. Catela Gomes, duas na EB1/JI Quinta da Alegria, duas na EB1/JI da Portela, duas na EB2/3 Gaspar Correia e onze na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 30 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente, devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 490 alunos em isolamento profilático

9.2. Em relação ao pessoal docente, temos 12 docentes confinados (alguns por terem testado positivo, outros por terem no seu agregado familiar indivíduos positivos ou professores que confinaram com a turma). Em relação ao pessoal não docente, temos apenas dois casos no agrupamento (um devido a um familiar e outro que confinou com a sala de JI);

9.3. Mais do que nunca temos a obrigação de nos proteger e acatar as orientações da DGS para ficar em casa, saindo apenas o estritamente necessário;

9.4. Relembro a obrigação moral de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

MAIS DO QUE NUNCA, precisamos de ser TODOS, responsáveis e garantir a NOSSA e a segurança dos OUTROS!

TODOS dependemos de TODOS!!


O Diretor,
Nuno Filipe Santos Reis

Antes de mais, a Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, deseja a todos as Boas Festas! Esperando que o ano de 2021 seja marcado pelo retorno à normalidade nas vidas de todos nós.

 

Quanto ao nosso agrupamento, deixamos aqui algumas informações:

1. Quanto à colocação de docentes, neste momento, apenas, continua por colocar um horário reduzido na disciplina de Francês (3.ºCEB - 2 turmas). A direção e o grupo disciplinar de Francês estão a tentar encontrar uma solução interna para este problema;

 

2. Quanto à situação dos nossos assistentes operacionais, constituída que está a bolsa de recrutamento, a partir de dia 28, estaremos em condições de suprimir, num curto espaço de tempo, qualquer falta de assistentes operacionais que venha a surgir;

 

3. O projeto "Escola+Humana" encontra-se já na fase final - entrega dos cabazesEste projeto solidário teve, no agrupamento, na nossa comunidade educativa e na União de Freguesias de Moscavide e Portela, um impacto muito significativo, a colaboração de toda a nossa comunidade superou largamente as nossas expectativas. O objetivo inicial de atribuir um cabaz de Natal aos 248 alunos, e respetivas famílias, mais carenciados do agrupamento, foi, por muito, superado. O excedente foi entregue (uma quantidade significativa de produtos alimentares) à Junta de Freguesia, que se comprometeu a fazê-los chegar à população mais idosa da nossa freguesia. Mais uma vez, agradecemos a todos os que contribuíram, e a todos os que tornaram possível a concretização deste projeto, em especial, aos alunos das turmas do ensino secundário e às professoras que coordenaram o projeto - Ana Paula Sousa e Isabel Martins!

 

4. As reuniões de avaliação decorrerão, para todo o agrupamento, nos dias 21 e 22 de dezembro por videoconferência;

 

5. Nas eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária, que decorreram no passado dia 9, nenhuma das listas concorrentes conseguiu obter os votos necessários à sua eleição direta (50% mais 1). Desta forma haverá uma segunda volta das eleições, no dia 6 de janeiro, com as duas listas mais votadas - Lista J e Lista V;

 

6. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

6.1. Continuamos com um número muito elevado de casos na nossa comunidade educativa. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 6 turmas no agrupamento (uma na EB1/JI da Portela e 5 na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 40 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente, devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 220 alunos em isolamento profilático, são valores ligeiramente inferiores aos das últimas semanas

6.2. Em relação ao pessoal docente, temos apenas um docente a terminar o período de confinamento. Em relação ao pessoal não docente, temos um caso na secundária da Portela e dois na EB1/JI da Portela;

6.3. Lembro a todos, o dever de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Acreditamos que, se todos tivermos uma atitude responsável neste período de interrupção letiva, o 2º período será certamente bem mais tranquilo do que tem sido até aqui este ano letivo.

BOAS FESTAS!!

TODOS dependemos de TODOS!!

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