Apresentação do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)
- Categoria: Psicologia e Orientação
O que é o SPO
Criado pelo Decreto-Lei Nº 190/91 de acordo c/ o disposto no artº 26º da Lei de Bases do Sistema Educativo.
Tem como finalidade contribuir para a concretização da igualdade de oportunidades, para a promoção do sucesso educativo e para a aproximação entre a família, a escola e o mundo das actividades profissionais.
Quem pode recorrer ao SPO
Qualquer elemento da comunidade educativa: alunos, pais/encarregados de educação, professores, educadores, funcionários e outros agentes educativos do Agrupamento.
Onde está sediado o SPO
Na Escola EB 2,3 de Gaspar Correia
O que faz o/a técnico/a do SPO
Promove atividades que visam facilitar a construção progressiva da identidade pessoal e vocacional do jovem contribuindo, deste modo, para o seu sucesso global.
É um técnico/a de problemas relacionais e institucionais, cuja principal função é a mediação.
O modelo de intervenção é ecossistémico, onde a tónica é posta na escola, mas que também abrange outras dimensões, como sejam a família e a comunidade.
Quais são as áreas de intervenção
Apoio psicopedagógico;
Orientação escolar e profissional;
Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa.
No apoio psicopedagógico:
- Colaborar com os educadores e professores, prestando apoio psicopegdagógico às atividades educativas.
- Identificar e analisar as causas de insucesso escolar e propor as medidas tendentes à sua eliminação.
- Proceder à avaliação de situações relacionadas com problemas de desenvolvimento, com dificuldades de aprendizagem, com competências e potencialidades específicas e prestar/propor o apoio psicopedagógico mais adequado.
- Colaborar no processo de encaminhamento, de acordo com os pais e em articulação com os serviços competentes, de alunos com necessidades educativas especiais e/ou outras problemáticas, com vista à sua solução.
Na orientação escolar e profissional:
- Apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida.
- Planear e executar atividades de orientação escolar e profissional, individualmente e em grupo, nomeadamente sessões informativas, entrevistas e aplicação de programas, ao longo do ano letivo.
- Desenvolver ações de informação e sensibilização dos Pais/Encarregados de educação e da comunidade educativa, no que respeita à problemática que as opções escolares e profissionais envolvem.
No apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa:
- Colaborar no âmbito da sua área de especialidade, com os órgãos de gestão e administração do agrupamento.
- Colaborar em ações destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o absentismo sistemático.
- Participar em diferentes grupos de trabalho com vista à reflexão e implementação de respostas educativas.
- Articular a sua ação com outros serviços especializados, nomeadamente nas áreas da Saúde e da Segurança Social, de modo a contribuir para o correto diagnóstico e avaliação sócio - médico - educativa de crianças e jovens e para o planeamento das medidas de intervenção mais adequada.
- Propor a celebração de protocolos com diferentes serviços, empresas e outros agentes comunitários a nível local.
Assim, pode concluir-se que o papel do técnico do SPO deve ser encarado como (o de):
- intermediário;
- parceiro;
- colaborador;
- com uma formação complementar.
Porque é num trabalho conjunto que conseguiremos fazer melhor.
Projetos desenvolvidos
- Relação Escola-Família: “Leitura a Par” , “As Minhas Histórias”, “Hora do conto”;
- “Conversas sobre Sexualidade – Educação Sexual em Meio Escolar”;
- “Sensibilização para a Leitura e a Escrita”;
- “Aprender a Aprender”;
- “Quero Aprender”;
- “A Magia das Palavras”;
- “Padrinhos/Afilhados e Transição de ciclo”
Formação dada/promovida
- Pré-requisitos para a aprendizagem da leitura e da escrita;
- Aprendizagem da leitura e da escrita – Estudo de casos;
- Gestão flexível do currículo;
- Relação pedagógica;
- Diversidade cultural;
- Hiperactividade;
- Sobredotação;
- Estilos de comunicação;
- Autoridade e controlo do comportamento dos filhos;
- Os amigos e os grupos de amigos dos nossos filhos;
- Como ajudar os filhos a estudar melhor.
Folhetos
Para consultar os folhetos, clique no seu título, por favor: